Como cuidar de maranta-cascavel

Como cuidar de maranta-cascavel em vaso dentro de casa? A Calathea lancifolia ou Calathea Insignis, mais conhecida como maranta-cascavel ou Rattlesnake Plant em inglês, é uma planta perene nativa do Brasil. Muito cultivada como planta decorativa, devido à beleza de suas folhas que podem atingir 76 cm de altura e possuem detalhes verde escuro que parecem ter sido desenhados com pincel. A seguir falaremos sobre tipo de solo, quantidade de água e luz para cultivo da maranta-cascavel. Também explicamos se ela é tóxica para cães e gatos.

Dicas para cuidar de maranta-cascavel

As folhas alongadas são o atrativo da maranta-cascavel, que possui vários tons de verde, bordas onduladas e as manchas verde escuro, que parecem pequenas folhas desenhadas na folha. A face inferior das folhas possuem coloração meio avermelhada com vinho.

Ela gosta de temperaturas entre 18 e 24°C, mas não suporta frio demais, nem ar frio ou seco. Deixe em local bem iluminado mas nunca com luz direta do sol, pois irá queimar suas folhas.

A Calathea lancifolia precisa ficar em vaso com furo no fundo e solo bem drenado, dê preferência para solo arenoso, pode ser uma substrato de turfa com perlita. Ela gosta de um solo que retenha umidade mas que não acumule água.

Como cuidar de maranta-cascavel
Dicas para cuidar de maranta-cascavel

O replantio pode ser necessário conforme a planta crescer, colocando ela para um vaso mais largo. Assim as raízes e caules terão mais espaço para crescerem. Caso não queira ela grande demais, você pode dividir a planta-mãe ao meio ou em mais partes e replantar em vasos menores.

A propagação é feita por divisão da planta-mãe, removendo a planta do vaso e separando os caules para cada nova planta que deseja plantar.

Utilize fertilizante líquido e diluído uma vez por mês na época do crescimento. Um fertilizante muito utilizado é o NPK 10 10 10.

Quantidade de água na rega da maranta-cascavel

A rega deve ser feita regularmente na época do crescimento, sempre mantendo o solo úmido mas nunca encharcado, senão ela morre. No inverno reduza a quantidade de rega, regue somente quando a parte superior do solo estiver seca ao toque. Coloque a ponta do dedo indicador para sentir a terra.

Evite deixar seca por muito tempo, pois ela poderá morrer!

Ela gosta muito de locais úmidos, caso o tempo esteja muito seco, poderá ser necessário colocar o vaso dentro de um tabuleiro com pedrinhas e um pouco de água. Não deixando o vaso tocar na água. As pedrinhas irão gerar a umidade necessária para a planta.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de maranta-cascavel

Folhas caindo ou ficando marrom, pode ser culpa do ar muito frio ou muito seco. Aumente a umidade da planta.

Folhas ficando enroladas pode ser culpa de pouca rega ou ar seco.

Folhas amarelas pode ser o processo natural quando a folha fica velha (remova-as), mas se for em muita quantidade, pode ser excesso de água.

Verifique o problema de acordo com a sua, se estiver regando pouco aumente, se estiver deixando em ar frio, modifique de posição, e assim por diante.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais a maranta-cascavel não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim evite que seu animal coma, pois ele pode ficar engasgado.