Como cuidar de clorofito, Chlorophytum comosum

Como cuidar de clorofito dentro de casa? A Chlorophytum comosum, mais conhecida como clorofito ou gravatinha no Brasil, é uma planta perene nativa da África do Sul. É uma planta popular por ser fácil de cuidar, podendo sobreviver com poucos cuidados. Neste post falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz, água e outras informações para cultivo da Chlorophytum comosum vittatum em vaso. Também explicaremos se ela é tóxica para cachorros e gatos.

Dicas para cuidar de clorofito

A clorofito quando saudável pode atingir 60 cm de altura e suas folhas atingem 30 a 45 cm de comprimento, crescem e arqueiam, deixando um aspecto muito bonito. Suas folhas são verdes nas bordas com risca branca no centro. Possui uma outra variedade, a Chlorophytum comosum variegatum que as folhas são verdes mais escuras e tem riscas brancas nas bordas. Produz pequenas flores brancas em formato de estrela, e após florasção aparecem pequenas mudas da planta ao longo das inflorescências.

Também são boas purificadoras de ar, como as Dracenas, removendo toxinas do ambiente.

Gosta de temperaturas entre 15 e 24°C, mas não suporta temperatura muito fria. Pode ficar em local bastante iluminado mas sem luz direta do sol, que queima suas folhas.

Como cuidar de clorofito, Chlorophytum comosum
Dicas para cuidar de clorofito, Chlorophytum comosum

Coloque em vaso bem drenado com qualquer tipo de substrato que seja bem drenado, leve, rico em matéria orgânica. O recomendado é que o vaso fique pendurado, pois a beleza está nas suas folhas caírem em volta do vaso.

Pode ser propagada por separação de mudas formadas nas inflorescências ou por divisão de rizoma (tirando parte da planta mãe).

Também pode ser necessário o replantio na primavera, quando a planta estiver grande demais para o vaso atual. Se notar que as raízes estão saindo pelos furos do vaso, então pode ser hora de trocar.

Folhas marrom são comuns e não prejudicam a planta, pode ser causado pelo flúor presente na água da rega. Esse flúor faz acumular sal no solo. De vez em quando regue bem com água filtrada ou água destilada deixando a água drenar pelo vaso, isso ajuda a remover o excesso de sais.

Quantidade de água para clorofito

Ela é uma planta que gosta de água, principalmente entre a primavera e verão, portanto regue regularmente, para manter o solo úmido. No inverno reduza a rega.

Lembrando que a clorofito é tolerante à seca, mas não ao excesso de água.

Ela não gosta de ar muito quente, irá afetar suas folhas. Se o tempo estiver muito seco, borrife as folhas com água para aliviar, principamente no verão.

Clorofito é tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, as plantas Chlorophytum comosum não possuem princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas mesmo assim tenha cuidado e evite que seu amigo coma, pois ele pode ficar engasgado.