Como cuidar de Ixora em casa

Como cuidar de Ixora em casa? A Ixora é um arbusto de clima quente pertencente à família Rubiaceae. Suas flores podem ser amarelas, vermelha, cor de rosa ou laranja. Está pensando em plantá-la no seu jardim? Neste post explicaremos sobre o cultivo de Ixora, como é feito o plantio, melhor tipo de solo, quantas vezes deve-se regar e iluminação necessária.

Como cuidar de Ixora

A Ixora gosta do solo ácido com turfa e matéria orgânica (evite humus de minhoca), com boa drenagem. Quando molhar, o solo deve ficar úmido e não encharcado. Pode usar um pouco de fertilizante (adubo) de liberação lenta (controlada) na primavera.

Ela pode ser propagada por estaquia e seu enraizamento é bem difícil, você vai precisar de hromônio enraizador. Deve-se cortar galhos novos de 15 a 20 centímetros de comprimento após a floração. Faça o corte inferior no nó da estaca, sem machucar a estaca.

Tire as folhas da parte inferior do caule e mergulhe no hormônio, até a metade do caule. Depois tire, aguarde escorrer e fure o solo do vaso onde será plantada (o solo tem que estar úmido). Coloque a estaca dentro do furo e aperte com os dedos para prendê-la bem, enterrando até a metade do caule (todo o pedaço que foi mergulhado no hormônio).

Como cuidar de Ixora
Como cuidar de Ixora, cultivo, poda e rega

Deixe o solo úmido sem encharcar demais e coloque em local sem sol direto. Cubra as mudas com lona plástica para manter a umidade do local. Elas vão começar a enraizar e crescer dentro de seis semanas. Após enraizar pode passar para o local que você quer plantá-la.

As flores aparecem na primavera e verão.

Iluminação, rega e poda

A Ixora gosta de sol pleno quase todo o ano, somente no verão não é bom ficar em luz direta do sol pois pode queimar. Ela gosta de climas temperados e frios. No inverno costuma perder folhas e galhos, mas depois volta ao normal na primavera.

O solo tem que ficar constantemente úmido, sinta com o dedo na terra. Este arbusto gosta de local com umidade alta. No inverno diminua a quantidade de água.

Conheça as diferenças entre Zika vírus, dengue e chikungunya

A poda pode ser feita após floração ou quando a planta parecer estar crescendo desordenadamente. Pode ser cortada por vários centímetros pois estimula o crescimento e aumenta o aparecimento de flores. Quem quiser pode deixar crescer um pouco desordenado para espalhar as flores.

A ixora é tóxica para cães e gatos?

Não, esta planta não contém princípios tóxicos para os animais, portanto não traz riscos de saúde para eles.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.