Como cuidar de alecrim

Como cuidar de alecrim em casa? Uma das melhores coisas para quem gosta de cozinhar é que você pode cultivar seu tempero fresquinho em casa. Já falamos aqui no site sobre o cultivo do orégano e cultivo de manjericão. Neste post explicaremos sobre como cultivar alecrim em vaso, qual solo adequado, como podar, regar e quantidade de sol necessário.

Como cuidar de alecrim

Você pode plantar o alecrim a partir de sementes em vasos ou por estaquia, pegando uma muda de outro alecrim. Dê preferência para a muda, pois se propaga melhor e você pode colher após 90 dias (em locais com temperatura não muito fria). Se for semente vai demorar uns três anos para a planta se desenvolver.

A melhor época para o plantio é entre setembro e novembro.

Tanto a semente quanto as mudas podem ser plantadas em vasos médios ou grandes em solo areno-argiloso com pH neutro (coloque um terço de composto orgânico, um terço de terra comum e um terço de areia grossa lavada). No fundo do vaso coloque pedrinhas para evitar que a água acumule, o alecrim não gosta de solo encharcado, portanto tem que ficar bem drenado!

O alecrim pode chegar até dois metros de altura, mas normalmente este tamanho é atingido quando plantado no jardim externo. Se plantar duas mudas em um vaso, dê 60 cm de distância entre uma e outra.

Como cuidar de alecrim
Como cuidar de alecrim

Iluminação, rega, poda e colheita do alecrim

Uma das coisas mais importantes sobre o alecrim é que ele precisa de luz solar para sobreviver, tem que ficar em local iluminado com luz direta por pelo menos cinco horas por dia. Se na janela da sua cozinha ou onde for deixar o alecrim não tiver luz suficiente, é indicado o uso de luz fluorescente LED para ajudar no crescimento.

O alecrim é mais tolerante à seca do que ao excesso de rega, ele aguenta ficar até 3 dias sem água. Mas se molhar demais irá morrer rapidamente! O solo deve ser úmido levemente seco, podendo ficar seco entre uma rega e outra.

No caso da poda ela não é necessária para o alecrim sobreviver. Os galhos vão crescer espalhando, por isso corte alguns galhos na primavera para manter o formato da planta.

Como falado no início, você pode colher após 90 dias do plantio da muda, mas o recomendado é aguardar até o segundo ano do plantio para a plantar ter se desenvolvido por completo.

Como cuidar de alecrim na água? Enraizar muda

Você pode enraizar muda de alecrim na água, cortando uma estaca do alecrim de 6 a 10 centímetros. O processo deve ser feito na primavera. Escolha mudas sem flores e saudáveis, estacas retas que não estejam ramificadas. Dê preferência para estacas da metade inferior da planta.

Remova as folhinhas de 1/3 da parte caule. Coloque dentro do copo com água, para cobrir uns 5 cm da parte debaixo do caule. Deixe em local com bastante iluminação mas sem luz direta do sol pois pode queimar a raiz.

Depois é só aguardar, demora, tenha paciência! Fique de olho na água pois será preciso completar conforme seca. Se a água esquentar, substitua ela toda pois tem que ficar em temperatura ambiente. Dentro de um mês deve aparecer a raiz.

O alecrim pode ser plantado com outras hortaliças?

Ele pode ser plantado junto com a sálvia, tomilho e até com repolho e feijão, pois repele o besouro do feijoeiro e dissipa moscas do repolho. Não é bom de plantar com manjericão.

O alecrim é tóxico para cães e gatos?

Não, o alecrim não é considerado tóxico para os animais.

2 comentários em “Como cuidar de alecrim”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.