Como cuidar de hamster

Como cuidar de hamster? Está pensando em criar um hamster mas fica com medo de não saber como cuidar do bichinho? Neste post daremos dicas sobre quais tipos de gaiola utilizar, tamanho, quais brinquedos ele gosta, tipos de comida que pode dar e outras dicas para cuidar do seu hamster com muito carinho.

Como cuidar de hamster

Uma das principais coisas que você precisa saber é que os hamsters não são animais simples de cuidar, eles dão um pouquinho de trabalho. Outros detalhes importantes:

  • São animais noturnos, gostam de dormir durante o dia;
  • São herbívoros;
  • Podem atingir os seguintes tamanhos e pesos:
    • Hamster Roborovski (hamsters-anões) – 5 cm e 25 g
    • Hamster-chinês (hamsters-anões) – 13 cm e 45 g
    • Hamster listrado chinês (hamsters-anões) – 10 cm e 31 g
    • Hamster sírio – 18 cm e 120 g
  • Hamsters podem viver por dois a três anos.

Ao escolher o seu hamster converse com o vendedor e veterinário principalmente se for querer ter dois ao mesmo tempo. Algumas raças como o hamster sírio não deve ser colocado em pares pois irão se matar pelo território.

Qual gaiola escolher para hamster?

O importante é comprar a maior gaiola que você puder para o seu bichinho. Nunca menor do que 60 cm de comprimento e 30 cm de altura e 30 cm de largura, este é o tamanho mínimo, mas o ideal é algo maior. Leve em conta também a gaiola que seja fácil de limpar.

Existem gaiolas de plástico ou arame e até tipo aquário de peixe. As de plástico normalmente vem com vários tubos para o hamster passar e são piores de limpar. Normalmente a de arame é a mais fácil de limpar, bastante levantar a parte de cima.

Também preste atenção na ventilação, as de arame e plásticos costumam ventilar mais do que o aquário, que é vidro fechado. Mas não deixe o bichinho em muita corrente de ar pois podem ficar doentes. Nem em local que bate muito sol. Se tiver outros bichos cuidado que podem derrubar a gaiola, os hamsters gostam de local silencioso, muito barulho os deixa estressados.

Verifique sempre as portas da gaiola pois eles aprendem a abrí-las, use clipse ou algo para prender.

Como cuidar de hamster
Como cuidar de hamster, alimentos, gaiola, brinquedos

Forrações (substrato)

No fundo da gaiola, parte debaixo, você tem que colocar forrações próprias para roedores, pois além de servir para absorver a urina, serve para eles cavarem. Existem tipos diferentes de forrações como as feitas de celulose, madeira e papel vegetal. Evite a areia de gato e forragem perfumada pois podem causar problemas respiratórios.

A forração com urina deve ser trocada todos os dias e as fezes também. Uma limpeza mais pesada da gaiola tem que ser realizada uma vez por semana.

Cama

Para fazer a caminha não tem nada melhor do que o próprio papel higiênico picado, rasgado de qualquer maneira. É só colocá-lo em um dos cantos da gaiola e pronto. Evite tecidos que o hamster possa rasgar e engolir, pois poderão causar problemas para sua saúde.

Tipos de alimentos para cuidar de hamster

Existem várias misturas para hamster vendidas em lojas especializadas, normalmente contém frutas, vegedais e sementes ou grãos. Mas você pode dar pedaços de vegetais ou frutas para ele. Tenha atenção pois algumas coisas podem ser prejuciais à sua saúde, dê preferência para brócolis, pepino, cenouras, couve-flor, salsa, maçã, morango, pera e nabos. Nunca dê chocolate, açúcar, cebola, alho, amendoas, batata crua, fruta cítrica e outras.

Mas não exagere pois eles gostam de guardar as coisas para acumular, dê vegetais a cada dois dias e frutas uma vez por semana, pois podem desenvolver diabetes.

Sempre deixe água fresca na gaiola, trocando a água todos os dias.

Brinquedos para hamster

Sempre coloque a roda de exercício para o tamanho do seu hamster. Este é um dos principais brinquedos que precisa ter em todas as gaiolas pois eles são animais muito ativos. Bolas de plástico em que você coloca ele dentro também são ótimos brinquedos pois podem andar pela casa sem correr risco de se machucarem e desaparecerem.

Quem quiser pode fazer rampas pela casa para o hamster andar e chegar na gaiola, mas tenha cuidado onde vai colocar para ele não desaparecer ou se machucar. Algumas pessoas fazem rampas presas com cordas, para fazer brinquedos suspensos.

Existem brinquedos para roer e manter os dentes saudáveis. Os melhores são os brinquedos de mandeira, mas compre em loja especializada para animais pois a madeira pode conter produtos tóxicos para seu animal. Papelão também pode ser uma boa opção para ele mastigar, inclusive os tubos de papel higiênico e papel toalha.

Cuidado com brinquedos de plástico pois eles podem mastigar e engolir causando problemas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.