Como cuidar de orelha-de-coelho dentro de casa

Como cuidar de orelha-de-coelho dentro de casa? A Opuntia Microdasys é mais conhecida no Brasil como orelha-de-coelho ou cacto orelha do mickey devido ao formato da planta. É um cacto fácil de cuidar nativo do México e Arizona, nos Estados Unidos. Neste post falaremos um pouco sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da suculenta orelha-de-coelho em vaso. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de orelha-de-coelho

O cacto Opuntia Microdasys pode atingir de 30 a 45 cm de altura. Ele não possui um caule central nem folhas, seu corpo é constituído de segmentos individuais, almofadas na forma oval. Delas saem segmentos adicionais que crescem aos pares, ficando parecidas com orelhas de coelho ou do Mickey. Esses segmentos nascem na cor vermelha e depois se tornam verdes ao amadurecer. Possui gloquídios (espinhos), que de tão soltos podem se desprer facilmente com corrente de ar forte, portanto tenha cuidado!

Dá flores amarelas nas pontas dos segmentos já formados que aparecem no final da primavera e terminam no início do verão.

A orelha-de-coelho prefere temperaraturas entre 21 e 37°C, mas gosta de temperatura mais fria no inverno, entre 10 e 18°C. É normal os segmentos ficarem na cor cinza claro no inverno. Se ele não ficar na temperatura baixa no inverno, poderá morrer. Prefere ficar em local com sol pleno a maior parte do ano, mas no inverno deixe em meia sombra.

Como cuidar de orelha-de-coelho
Dicas para cuidar de orelha-de-coelho

Coloque em vaso com furo no fundo e utilize substrato arenoso, leve, que drene facilmente. Pode aumentar a drenagem misturando o substrato com casca de árvore.

O replantio pode ser necessário a cada dois anos para trocar o substrato ou vaso. Pode ser propagada por estaquia dos segmentos. Basta cortar com a tesoura a base do segmento onde está a junção entre um segmento e outro. Deixe o segmento separado sem plantar em cima de um prato sem luz do sol por, pelo menos 1 semana, para cicatrizar e secar. Depois pode plantar no vaso com substrato próprio.

Quantidade de água na rega da orelha-de-coelho

Deve ser regado regularmente durante o crescimento para formar as raízes e manter o solo úmido. Nunca deixe encharcado, é uma espécie do deserto, prefere a falta de água do que o excesso. Sinta com a ponta do dedo indicador quando a parte superior do solo estiver seco, regue. No inverno reduza bastante a rega, regando uma vez a cada três semanas.

Pode usar fertilizante diluído próprio para cactos durante primavera e verão.

Gosta de condições de baixa umidade.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar da orelha-de-coelho

Se o cacto orelha de mickey não estiver crescendo pode ser falta de rega ou rega em excesso. Verifique se acordo com o seu.

Se o cacto estiver com manchas marrom podem ser causadas por insetos ou queda de temperatura. No caso de inseto compre inseticida próprio.

Se a base do cacto orelha-de-coelho estiver apodrecendo, pode ser rega em excesso. Provavelmente a planta morrerá, pare a rega para ver se ela consegue sobreviver.

Se as pontas dos segmentos estiverem enrugados, pode ser excesso de rega.

É tóxica para cães e gatos?

Ela não é uma planta tóxica, mas os gloquídios (espinhos) minúsculos que ficam em volta a planta, podem se prender embaixo da pele causando desconforto horrível, pois são difíceis de ver e serem removidos.

Caso alguém esbarre o braço, uma dica é colocar fita adesiva em cima do local onde estão os espinhos e puxar rápido. Repita várias vezes até não sentir mais. Pode tentar remover com a pinça, mas são bem difíceis de ver.