Como cuidar de Peperômia Golden dentro de casa

Como cuidar de Peperômia Golden? A Peperomia obtusifolia é uma planta epífita perene nativa da América do Sul. As plantas epífitas são aquelas que se desenvolvem sobre outras plantas sem matá-las, vivendo em condições de elevada umidade. Neste post falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da peperômia golden. Será que ela é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar da Peperômia Golden

O maior atrativo da Peperômia Golden é justamente sua folhagem, que cresce como aspecto arbustivo. Suas folhas verdes carnudas e brilhantes com pecíolos que crescem perto dos caules principais, são parcialmente arredondadas e atingem alguns centímetros de comprimento. As plantas podem ter até 30 cm de altura, e você pode remover pontas para deixar do tamanho e formato que quiser. Pode florescer na primavera, mas as flores brancas pequenas não são bonitas.

Prefere temperaturas entre 18 e 24°C, não suporta muito frio. Prefere ficar na sombra, mas pode ficar em local com luz do sol, sem luz direta! Principalmente se for folhas verde escuras.

Gosto de solo rico em matéria orgânica, pode ser substrato a base de turfa que contenha areia ou perlita, para que fique bem drenado e arejado. Escolha vaso com furo no fundo e de preferência vaso raso.

O replantio normalmente não é necessário, pois possui raízes pequenas. Mas se quiser troque o solo anualmente, colocando substrato novo. Se aparecer broto, replante-o em vaso separado.

Fertilizante diluído poderá ser utilizado a cada 15 dias durante a primavera, para ajudar no crescimento da planta.

Como cuidar de Peperômia Golden
Dicas para cuidar de Peperômia Golden

Peperômia Golden pode ser propagada por estaquia ou divisão da própria planta enraizada. A estaquia é feita removendo pontas com cerca de 8 cm da ponta do caule, que contenha uma ou duas folhas. Depois plante em vaso bem pequeno com substrato fresco e bastante umidade e luz brilhante indireta do sol. Se necessário use fertilizante enraizador para ajudar.

A poda pode ser realizada se os caules e folhas crescerem em excesso. Remova pontas da parte superior dos caules.

Quantidade de água na rega

A rega deve ser feita regularmente, sempre que notar que a parte superior do solo secou. Para verificar enfie a ponta do dedo indicador no solo. Se secou, regue completamente. Não deixe o solo encharcado, é importante que fique bem drenado. A falta de água é menos prejudicial que o excesso.

No inverno reduza bastante a rega, pois ela armazena água nas folhas.

Além disso ela gosta de bastante umidade, em meses quentes borrife as folhas ou coloque o vaso em cima de um tabuleiro com pedrinhas e água, sem deixar o vaso dentro da água. Isso é feito para que as pedrinhas molhadas aumentem a umidade em volta do vaso.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de Peperômia Golden

Se elas estiver murchando, pode ser falta de água, excesso de luz solar ou excesso de fertilizante. Você precisa verificar de acordo com o que estiver fazendo.

As folhas e caules também podem ficar moles se for excesso de água, nesse caso você poderá verificar analisando o solo.

Folhas perdendo a cor pode ser falta de luz ou falta de fertilizante.

Folhas caindo sem motivo aparente, pode ser queda repentina de temperatura ou excesso de água.

Também pode aparecer o mofo cinza Botrytis cinerea na base dos caules se ela estiver em local com pouca ventilação. Coloque em local ventilado e remova as áreas afetadas imediatamente, para não propagar.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a Peperomia obtusifolia não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas mesmo assim tenha cuidado com seu companheiro, pois ele poderá se engasgar se comer.