Como cuidar de babosa, Aloe vera

Como cuidar de babosa, Aloe vera? A Aloe Vera ou Aloe barbadensis é uma suculenta perene nativa da África do Norte, conhecida no Brasil como babosa. É fácil de cuidar e ainda tem propriedades medicinais para saúde. Neste post explicamos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da Aloe barbadensis dentro de casa. Será que ela é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de babosa

A babosa tem porte arbustivo e pode atingir até 60 cm de altura. Tem crescimento lento, é preciso ter paciência. Pode florescer após 3 ou 4 anos quando cultivadas em jardim, suas flores têm caule amarelo. Suas folhas ficam dispostas em roseta, são longas, grossas e carnosas, nas cores verdes a cinzentas. A margem das folhas é serrilhada com pequenos dentes brancos.

Quando as folhas são cortadas apresentam uma seiva transparente (gel), que é utilizado de várias maneiras pelas pessoas. Para beber como suco, para cuidado com a pele, para queimadura de sol, cuidados com cabelos e várias outras propriedades. Mas tenha em mente que essas propriedades “medicinais” não são comprovadas cientificamente.

A babosa prefere temperaturas entre 21 e 26°C, não suportam temperaturas muito frias. Gosta de ficar em local com bastante luz indireta do sol. Gostam do calor, mas não da luz direta do sol.

Como cuidar de babosa, Aloe vera
Dicas para cuidar de babosa, Aloe vera

Coloque em vasos com furo no fundo e mistura própria para cactos. Tem que ser um solo que drene bem e bem arejado.

O replantio poderá ser necessário quando ela estiver muito grande para o vaso atual. Coloque os brotos em vasos separados quando tiverem crescido o suficiente.

Sua propagação pode ser realizada por divisão, separação de mudas. Os brotos crescem a partir da planta mãe, e podem ser removidos quando atingirem 5 cm de comprimento, ou quando precisar de espaço para a planta mãe no vaso.

Quantidade de água na rega da babosa

No período de crescimento deve ser bem regada, permita que seque para regar novamente. Elas retêm muita água, portanto quando estiver adulta mantenha o solo úmido, para ter certeza é só enfiar a ponta superior do dedo indicador na terra (2,5 cm), notando que está seco regue. Diminua bastante a rega no inverno, mas não deixe o solo sequer completamente.

Ela gosta da umidade normal do ambiente, normalmente não há necessidade de borrifar as folhas.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de babosa

Se as pontas das folhas estiverem marrom pode ser que você está regando pouco. Regue bastante a babosa e permita que o excesso da água drene pelo vaso.

Manchas pretas nas folhas pode ser rega excessiva, reduza a rega. Não deixe água acumulada nas rosetas, pois isso causa o apodrecimento da planta.

Folhas marrom secando, pode ser muita luz solar ou pouca rega.

Folhas murchando pode ser excesso de rega, normalmente quando está temperatura fria. Reduza conforme o seu e verifique se está drenando bem.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, infelizmente a babosa possui os princípios tóxicos saponinas e antraquinona que pode causar vômito, letargia e diarreia em cachorros e gatos. Portanto não deixe em local que seu companheiro possa comer.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.