Como cuidar de Agave americana

Como cuidar de Agave americana? A Agave americana, também conhecida apenas como Agave ou piteira azul no Brasil e como planta do século em inglês, é uma suculenta perene nativa da América do Sul. O nome em inglês, Century plant é devido ao tempo que demora para ela florescer. Neste post falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo da agave em vaso dentro de casa. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de Agave americana

A agave pode atingir até 1,5 m de altura e vive de 10 a 30 anos. Suas folhas carnudas em rosetas possuem cor cinza esverdeada e pontas espinhosas. Possui uma variedade com folhas verdes e bordas amarelas. Suas flores verde amareladas aparece apenas uma vez na vida e podem atingir 8 cm de comprimento. Elas crescem em caules grandes que ficam mais altos que a planta. Depois de florescer a planta morre, mas os caules inferiores podem ser propagados.

Preferem temperaturas quentes no verão (de 20 a 26°C são ideais), e não gostam de frio demais. Gostam de ficar em local com sol pleno (seis ou mais horas de sol direto com sombras em parte do dia, não precisam ser as seis horas ininterruptas de sol). No inverno deixe em local onde possa pegar o máximo de luz solar possível.

É importante colocar em vaso grande pois ela cresce bem. Escolha um substrato para suculaentas que seja bem drenável e rico em matéria orgânica, se necessário misture areia para aumentar a drenagem.

Como cuidar de Agave americana
Dicas para cuidar de Agave americana

Quando ela estiver no crescimento, poderá ser necessário fazer replantio todos os anos para um vaso maior.

Sua propagação pode ser feita por separação das mudinhas que aparecem na haste floral (caule) após a floração ou então por separação de mudas que aparecem na base da planta. Essas mudas podem ser removidas quando atingirem uns 10 cm de comprimento, é só destacá-la da planta mãe e colocar em vaso com substrato.

Quantidade de água na rega

A rega deve ser feita de maneira que o solo fique úmido, mas deixe dois terços do substrato secar entre uma rega e outra. Quando ela estiver em repouso precisa de pouquíssima água pois as folhas armazenam água, neste caso regue apenas para não permitir que o substrato seque por completo.

Fertilizante pode ser utilizado de 15 em 15 dias quando a planta estiver no crescimento. Não coloque fertilizante quando a planta estiver em repouso.

Não necessita de níveis de umidade especiais.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar da agave americana

Se a planta estiver com manchas marrons duras e secas, pode ser falta de água durante o crescimento.

Se a planta estiver apodrecendo na base, e as folhas estiverem murchando, pode ser excesso de água e pouca drenagem do solo.

É tóxica para cães e gatos?

A Agave americana é tóxica para cachorros e gatos, ela contém o princípio tóxico oxalatos insolúveis de cálcio, que causam irritação dolorosa na pele, erupções cutâneas, diarreia e vômito. Além disso os cristais de oxalatos podem causar irritação da boca, língua e garganta, e inchaço da garganta. Portanto não deixe em local que seu companheiro possa comer.