Como cuidar de dedinho-de-moça-rubro

Como cuidar de dedinho-de-moça-rubro dentro de casa? A Sedum rubrotinctum, mais conhecida no Brasil como dedinho-de-moça-rubro e sedum rubro, é uma planta suculenta perene nativa do México. É fácil de cuidar, sobrevivendo na sombra ou sol. A seguir falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da dedinho-de-moça-rubro em vaso. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de dedinho-de-moça-rubro

A sedum rubro é uma planta que cresce facilmente. Ela possui caules de 15 a 20 cm de comprimento, que se inclinam para o lado com o peso. Suas folhas possuem formato de balinhas jelly beans, que podem chegar a 2,5 cm. As pontas das folhas são vermelhas ou vermelha amarronzada, mas podem ficar com cor bronze se em contato com o sol.

Prefere temperaturas mais quentes, entre 18 e 24°C, podem morrer abaixo de 10°C. Gosta de um pouco de luz direta do sol, mas pode ficar em local bastante iluminado sem luz direta. No verão evite a luz direta do sol, coloque em lugar da casa que tenha um pouco de sombra.

Sobrevive na maioria dos tipos de solo ricos em matéria orgânica, mas têm que ser solos bem drenáveis, arenosos. Pode usar substrato para cactos suculentas.

Como cuidar de dedinho-de-moça-rubro
Dicas para cuidar de dedinho-de-moça-rubro

O replantio pode ser necessário de dois em dois anos, para troca do substrato e vaso (caso a planta esteja muito grande).

A propagação pode ser feita a partir das folhas que caem, é só plantá-las no solo úmido. Também pode ser propagada por enraizamento dos caules.

Poderá ser necessário o uso de fertilizante diluído na primavera e verão, uma vez por mês.

Quantidade de água na rega

Apesar da dedinho-de-moça-rubro aguentar bem períodos de seca, ela necessita de bastante água durante primavera e verão. Mas sempre deixe o solo secar entre uma rega e outra.

Gosta da umidade normal do ar, em estações mais quentes deixe em local com bastante circulação de ar.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar da dedinho-de-moça-rubro

Folhas caindo sozinhas pode ser a rega em temperatura baixa durante o inverno. Mas se estiver no verão, você pode estar regando pouco.

Folhas macias, molengas, ou murchas pode ser rega em excesso em estação fria.

Planta apodrecendo perto da base, pode ser que ela esteja morrendo. Tente propagar pelas folhas ou remover alguns caules ainda bons (sem raiz podre) e plante em outro vaso. Normalmente isso acontece devido ao excesso de água no inverno.

É tóxica para cães e gatos?

A dedinho-de-moça-rubro é levemente tóxica, podendo causar irritação na pele e se ingerida. Portanto evite que seu companheiro coma, tenha cuidado pois suas folhas caem facilmente.

1 comentário em “Como cuidar de dedinho-de-moça-rubro”

Os comentários estão encerrado.