Como cuidar de Planta Jade

Como cuidar de planta Jade? A Crassula ovata, mais conhecida no Brasil como planta jade, árvore da amizade ou bálsamo-de-jardim, é uma planta suculenta perene nativa da África do Sul. Fácil de cultivar dentro de casa, fica parecendo uma árvore em miniatura, deixando o ambiente muito bonito. A seguir falaremos um pouco sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivar a planta jade. Também explicaremos se ela é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de planta jade

A planta jade tem aspecto de árvore de bonsai com tronco grosso e galhos, que pode atingir 90 cm de altura ou menos. Suas folhas são ovais e espessas, de um verde escuro brilhante. Algumas vezes pode ter cor vermelha nas bordas externas. Se ficarem nas condições corretas, pode dar flores brancas ou rosas depois de adultas, mas não é fácil. A dica principal é que no término do verão coloque-a em local que tenha algumas horas de luz durante o dia, reduza a rega e bastante escuridão à noite.

Prefere temperaturas entre 15 e 24°C, não suporta temperaturas abaixo de 10°C no inverno. Gosta de bastante luz, sol pleno, com algumas horas de sol direto por dia, para manter sua cor bonita.

Coloque em vaso pesado com furo no fundo (o vaso precisa ser um pouco pesado, pois a planta fica pesada no topo, podendo virar o vaso). Utilize substrato que seja bem drenável, o substrato próprio para suculentas e cactos é perfeito.

Como cuidar de Planta Jade, Crassula Ovata

O replantio pode ser necessário quando sua raiz fica muito confinada no vaso ou caso queira trocar o substrato.

Pode ser propagada por corte das folhas ou dos caules (estaquia), plantando-os direto no substrato. Mas deixe o caule ou folhas secarem no ar por alguns dias antes de plantar, isso evita problemas causados devido ao vazamento da seiva no substrato.

Talvez seja necessário utilizar algum fertilizante próprio para suculenta a cada 15 dias.

Quantidade de água na rega

A rega deve ser feita regularmente deixando o solo secar entre uma rega e outra. Não deixe ficar encharcado nem água acumulada no fundo do vaso, pois isso apodrece a raiz.

Reduza a rega durante o inverno, você vai notar que o solo demora a secar entre as regas.

Preferem baixa umidade, mas sobrevivem em climas úmidos. Se necessário borrife um pouco de água na folha.

É tóxica para cães e gatos?

A planta jade é sim tóxica para cachorros e gatos, não se sabe qual seu princípio tóxico, mas ela pode causar vômitos, depressão e incoordenação. Portanto não deixe a planta onde seu companheiro possa comer. Caso ele coma, leve-o imediatamente ao veterinário e explique o ocorrido.