Como cuidar de peperômia melancia

Como cuidar de peperômia melancia dentro de casa? A Peperomia argyreia, conhecida no Brasil como peperômia melancia, é uma planta nativa da América do Sul. Ela possui esse nome justamente por suas folhas serem parecidas com a casca da melancia. Neste post falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da peperômia melancia em vaso. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de peperômia melancia

A peperômia melancia é pouco exigente aos cuidados. Ela pode crescer de 15 a 30 cm de altura, suas folhas ovais são bastante grandes com listras verdes e prateadas, presas em caules vermelhos finos. Podem aparecer flores na cor esverdeada no verão, mas elas não são atraentes.

Prefere temperatura entre 18 e 24°C, e deve ficar em uma sala com bastante luz solar, mas nunca luz direta do sol, pois pode queimar as folhas. Na floresta costuma ficar em locais cobertos com um pouco de sol e sombra ao mesmo tempo.

Coloque em vaso com furo no fundo e nunca deixe água no prato que colocar embaixo. Escolha uma mistura à base de turfa que seja bem drenável, normalmente turfa com perlita é o ideal.

O replantio não costuma ser necessário, pois ela gosta de ficar presa à terra. Portanto caso queira mudar para outro vaso um pouco maior, espere uns 3 anos para a mudança. Escolha fazer a transferência na primavera e aproveite para trocar a parte superior da mistura/substrato no mesmo dia.

Como cuidar de peperômia melancia
Dicas para cuidar de peperômia melancia

Sua propagação pode ser feita por estaquia das folhas, inclusive as folhas que caem na terra podem enraizar sozinhas. Remova folhas com caule (pecíolos) e usar hormônio enraizador no corte, antes de replantar. Plante no vaso com adubo e terra, enterrando uns 2,5 cm. Mantenha o solo úmido.

Pode utilizar fertilizante diluído na época do crescimento a cada 21 dias até terminar o verão.

Quantidade de água na rega da peperômia melancia

A rega deve ser feita regularmente para que ela fique úmida mas nunca encharcada, ela prefere a falta de água do que o excesso (que pode causar apodrecimento das raízes). Portanto regue apenas quando sentir que a parte superior da terra secou. Você pode enfiar a ponta do dedo indicador na terra para sentir.

No inverno reduza bastante esta rega, você vai reparar que irá demorar a secar a terra. Preste atenção, se ficar muito tempo sem água suas folhas ficam meio flácidas, perdem sua turgidez.

Não necessita de muita umidade, normalmente a umidade média é suficiente. Se onde você mora for muito seco, borrife as folhas com água durante o verão.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a peperômia melancia não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.