Como cuidar de Peperomia rotundifolia

Como cuidar de Peperomia rotundifolia dentro de casa? A Peperomia rotundifolia, conhecida no Brasil como colar de lentilhas, é uma suculenta perene nativa da América do Sul. Como é uma planta epífita, é entrada em troncos de árvores, fendas de rochas e até no chão das florestas. Netse post explicaremos sobre o cultivo da colar de lentilhas dentro de casa, tipo de solo, quantidade de luz e água. É tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de Peperomia rotundifolia

A Peperomia rotundifolia possui caules longos, pendentes e macios com folhas suculentas, pequenas, arrendondadas e verdes. Nas folhas verdes mais escuras é possível visualizar veias mais claras. Ela pode florescer pequenas flores em espigões, mas não são atraentes, a beleza desta planta está justamente em suas folhas e caules.

Prefere temperatura entre 18 e 24°C, nunca menos de 10°C. Gosta de ficar em cômodo da casa que tenha bastante luz brilhante do sol, mas nunca luz direta. Se pegar um pouquinho de luz direta pela manhã, não tem problema. Mas se deixar no sol forte por muito tempo, irá queimar suas folhas.

Dê preferência para deixá-la em vaso pendurado pois seus caules ficam pendentes, e caem em volta do vaso, dando um visual muito bonito. Escolha vaso bem drenado e um solo à base de turfa próprio para suculentas, bem arejado, pode ser mistura com turfa, perlita ou areia.

O replantio pode ser necessário se o vaso estiver pequeno demais para sua peperomia, para trocar a mistura do solo. A poda pode ser feita removendo folhas com os dedos, quando notar que está crescendo demais e quiser manter sua forma. Ao cortar caules, aproveite para usar e propagar a planta.

Como cuidar de Peperomia rotundifolia, colar de lentilhas
Dicas para cuidar de Peperomia rotundifolia

Quem quiser pode utilizar fertilizante quando a planta estiver no crescimento durante a primavera, mas utilize o fertilizante diluído apenas de 15 em 15 dias. No verão reduza para 1 vez por mês. No outono e inverno não é preciso usar o fertilizante.

Pode ser propagada por estaquia do caule ou das folhas. Ao cortar o caule, corte alguns centímetros da pnta do caula com uma ou duas folhas. Deixe secar na temperatura ambiente por um dia para cicatrizar. Plante em mistura à base de turfa úmida. Se necessário utilize enraizador no corte para ajudar.

Quantidade de água no cultivo da colar de lentilhas

Lembre-se que ela é uma suculenta com raízes pequenas, então o excesso de água é sempre pior do que a falta de água. Portanto regue somente quando sentir que o solo ficou seco, coloque o dedo para sentir se a terra secou.

No inverno reduza muito a rega, pois o solo irá demorar a secar! Se regar demais, a raiz apodrece e ela morre.

A peperomia rotundifolia gosta de bastante umidade, portanto no verão borrife as folhas com água para aumentar esta umidade. Principalmente se onde você mora for muito seco.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de Peperomia rotundifolia

O excesso de água nas épocas frias pode causar podridão da planta, não sendo possível recuperá-la. A queda brusca de temperatura ou corrente de ar fria, também pode causar problemas à ela.

Se notar que não está crescendo direito, coloque em local da casa que tenha mais iluminação solar. Se necessário deixe pegar um pouquinho de sol pela manhã.

É venenosa para cachorros e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a Peperomia rotundifolia não possui princípios tóxicos para cães e gatos. Mas mesmo assim evite que ele coma, pois poderá ficar engasgado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.