Como testar a drenagem do solo da planta

Como testar a drenagem do solo da planta? Normalmente nos rótulos de sementes de plantas vêm escritas as instruções sobre plantar em solo bem drenado, para que as raízes não morram. Mas como saber se o solo está suficientemente drenado? Já falamos aqui no site sobre os tipos de solos para as plantas. Além de saber o tipo correto, você precisa testar se a drenagem é suficiente. A seguir trazemos algumas dicas do que você pode fazer para verificar a drenagem da terra para sua planta.

Maneiras de testar a drenagem do solo da planta

Quando estamos em dúvida sobre a drenagem do solo no local que desejamos plantar, precisamos realizar alguns teste antes. Muitas vezes a análise apenas visual não é suficiente, pois o problema está por baixo da superfície. Você pode fazer o teste em vários locais do jardim.

Comece cavando um buraco de 30 centímetros de largura e uns 30 a 45 centímetros de profundidade. Não precisa ser o tamanho exato, pode ser aproximado.

Encha o buraco com água e deixe escorrer completamente. Quando escorrer, encha o buraco novamente e agora calcule o tempo que a água leva para drenar. Meça com uma régua ou metro, colocando em pé até o fundo do buraco.

Se o solo for bem drenável, a água vai descer a uma taxa de 2,5 centímetros por hora.

Maneiras de testar a drenagem do solo da planta
Maneiras de testar a drenagem do solo da planta

Se a água descer mais rápido que isso, quer dizer que o solo é arenoso ou muito solto, indicando que este local pode ser seco demais para sua planta. Um escoamento mais lento que 2,5 cm por hora, quer dizer que o solo não é bem drenável, tome os cuidados necessários para melhorar a drenagem.

Ou plante espécies que sejam tolerantes ao excesso de água ou à seca, de acordo.

Como melhorar a drenagem do solo?

Uma maneira de melhorar a drenagem do solo é colocando composto de folhas, são folhas decompostas ao longo do tempo com ajuda de água. Você pode encontrar este tipo de composto em lojas de jardinagens, ou fazer você mesmo seu composto de folhas (mas o processo leva quase um ano).

Plantas dentro de casa fazem bem à saúde

Se o solo for encharcado, então o ideal é construir canteiros elevados, com 15 a 20 centímetros do solo.

Você irá saber quando o solo não drena bem, verificando as raízes da planta. As raízes precisam respirar, mas quando o solo não drena corretamente, o espaço entre as partículas do solo ficam preenchidas de água ao invés de ar. O que acaba causando o apodrecimento das raízes. Se você retirar a planta do solo e verificar, as raízes estarão em decomposição, com cor escura e gosmenta. Se estiver saudável, as raízes são firmes e brancas.

1 comentário em “Como testar a drenagem do solo da planta”

Os comentários estão encerrado.