Como cuidar de acácia-pompom

Como cuidar de acácia-pompom? A Vachellia seyal (Acacia seyal), mais conhecida como acácia-pompom, esponjinha-amarela, acácia-de-tronco-vermelho, é uma planta perene nativa da África. Além de jardins e vasos, pode ser cultivada como bonzai. Neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para o cultivo da acácia-pompom. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de acácia-pompom

Essa árvore pode atingir de 6 a 10 metros de altura, com tronco vermelho-dourado de 20 a 60 centímetros de diâmetro. Por isso é também conhecida como acácia-de-tronco-vermelho ou acácia-vermelha. Mas existem variedades com tronco verde. Sua copa possui forma de guarda-chuva, é esparsa e ramificada, e os galhos possuem espinhos afiados. Floresce mais de uma vez por ano, com flores amarelas brilhantes em formato de “pompom” e muito perfumadas. Seus frutos são em forma de vagem, marrom e achatados.

Gosta de temperaturas entre 18 e 28°C, não tolera frio intenso e prefere sol pleno (seis ou mais horas de sol direto por dia).

Normalmente prefere solos argilosos, pedregosos ou solo rico em matéria orgânica como turfa.

Como cuidar de acácia-pompom, Vachellia seyal
Dicas para cuidar de acácia-pompom, Vachellia seyal

A poda pode ser realizada de tempos em tempos, para manter o formato que deseja para a árvore.

Pode ser propagada por sementes (sendo difíceis de germinar), estaquia ou por alporquia.

Quantidade de água na rega da acácia-pompom

É uma planta bem tolerante, que suporta tanto o encharcamento quanto a falta de água (estiagem). Sendo que vai aguentar mais a seca quando tiver amadurecido e se estabelecido no local do plantio.

É tóxica para cachorros e gatos?

Não conseguimos encontrar informações específicas sobre a toxicidade da acácia-pompom. Mas algumas espécies de acácia são sim tóxicas para cães e gatos. Portanto evite que seu companheiro coma.