Como cuidar de acalifa-macarrão

Como cuidar de acalifa-macarrão? A Acalypha hispida, mais conhecida como acalifa-macarrão ou rabo-de-gato-vermelho, é um arbusto perene nativo das Filipinas e Nova Guiné. Em inglês é conhecida como chenille plant, chenille é lagarta em francês. Neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivar a acalifa-macarrão. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de acalifa-macarrão

A acalifa-macarrão é famosa por suas flores vermelhas, que são fileiras de pistilos, com amentilhos felpudos, macios ao toque. Fazem sucesso com todas as pessoas por serem parecidas com rabo-de-gato, daí o motivo de um dos seus nomes. Esses amentilhos parecem bolas de penugem rechonchudas, que caem pendentes, com comprimento que pode chegar a 45 cm. Suas folhas são verdes comuns, e a planta pode atingir 180 cm de altura e se espalhar por 240 cm de largura.

Ela gosta de temperaturas acima de 21°C, mas suporta até 4°C. Gosta de ficar em cômodo bem iluminado, com sol pleno ou meia sombra.

Deixe a planta em vaso de pendurar bem drenável, assim as flores irão ficar penduradas dando um visual bonito. Dê preferência para solo rico em matéria orgânica que tenha areia, perlita ou argila, para que fique bem drenado. Pode usar mix de plantio com turfa e perlita.

Ela pode ser propagada por estaquia, removendo brotos na primavera ou por divisão de rizoma. Remova caules de 10 a 15 cm de comprimento que tenham duas ou mais folhas. Coloque hormônio enraizador.

Como cuidar de acalifa-macarrão, Acalypha hispida
Dicas para cuidar de acalifa-macarrão, Acalypha hispida

Remova cacho de flores antes que eles morram completamente, para estimular o rebrotamento. A poda pode ajudar a deixar um crescimento mais compacto, no formato que você desejar. Ela pode ser podada para ficar com até 30 cm de comprimento. Costuma aparecer mais flores nas plantas que não estiverem grande demais.

Quantidade de água na rega da rabo-de-gato vermelho, umidade e fertilizante

É importante manter a planta sempre úmida mas nunca encharcada. Verifique sempre com o dedo na terra, para ver se está secando a parte superior. Se notar que está secou um pouco, regue. A seca pode matar a planta. No inverno reduza bastante essa rega.

Não costuma necessitar de umidade especial, normalmente a umidade padrão é suficiente para a planta. Se notar que o ar está muito seco, poderá ser necessário borrifar um pouco de água nas folhas, evite molhar as flores.

Pode usar fertilizante líquido para floração durante a época de crescimento, isso irá ajudar desenvolvimento. Fertilizante para floração diluído poderá ser necessário a cada 15 dias. Se aparecerem folhas amarelas, será necessário utilizar adubo além do fertilizante.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a Acalypha hispida não possui princípios tóxicos para cães e gatos. Mas sempre tenha cuidado com seu companheiro, pois ele pode se engasgar comendo a planta.