Como cuidar de acorus em vaso

Como cuidar de acorus em vaso? A Acorus gramineus, mais conhecida como acorus ou mini-cálamo-do-japão ou junco-japonês, é uma planta herbácea perene nativa da Ásia. Parecida com uma grama, não é uma grama verdadeira, pois pertence a família das Araceae, são plantas com flor que reúne plantas arbustivas às lianas, incluindo plantas aquáticas. A seguir trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para culvito da acorus em casa. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de acorus

A acorus pode atingir de 25 a 40 cm de altura e 25 a 30 cm de largura. Seu crescimento é lenta e sua propagação pode ser controlada por divisão, porque ela se espalha rapidamente. Possui cores verde claro a amarelo dourado e pequenas flores amarelas-esverdeadas e frutos vermelhos.

O nome em inglês, Japanese Sweet Flag ou badeira doce do Japão, é devido ao aroma doce que suas folhas produzem ao serem amassadas.

Prefere temperaturas acima de 4°C. Deixe em local com sol pleno (seis horas de luz direta do sol todos os dias) ou sombra parcial, que seja úmido. Se ficar em local com mais sol, poderá ser necessário regar mais vezes, para não deixar o solo secar.

Escolha um vaso com furos no fundo (bem drenável), que tenha 10 cm maior do que as raízes da planta, para ter espaço para o crescimento. Uma dica é adicionar fragmentos de rochas no fundo do vaso, para aumentar a drenagem. Dê preferência para solo rico em matéria orgânica que seja bem drenado, um dica é usar a mistura de turfa com perlita, mas ela suporta a maioria dos tipos de solo, inclusive de argila.

Como cuidar de acorus em vaso, Acorus gramineus
Dicas para cuidar de acorus

É uma planta que gosta de ficar entorno de lagos e cursos de água.

A poda poderá ser necessária se ela começar a se espalhar sem controle e fique parecendo mal cuidada. Utilize tesoura da jardim para podar.

A propagação pode ser feito a cada três anos, por divisão da planta. Que pode ser colocada em vaso para amadurecer e depois de um ano plantada no jardim.

Quantidade de água para cuidar da acorus, umidade e fertilizante

Como é uma planta aquática, precisa de mais água e não suporta a falta de rega. Portanto mantenha o solo úmido. Se as folhas ficarem “queimadas”, com mancha marrom, pode ser falta de água. No inverno reduza um pouco, pois o solo irá demorar a secar. É normal as folhas ficarem marrom nas bordas no inverno.

Ela também gosta de bastante umidade, se onde você mora for muito seco, poderá ser necessário borrifar as folhas com água.

O uso de fertilizante de liberação lenta poderá ser necessário na época do crescimento.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações específicas sobre a Acorus gramineus, ela não parece conter princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas a raiz da A. calamus pode ser tóxica. Portanto, como não temos muitas informações sobre esta planta, evite que seu companheiro coma qualquer parte dela.