Como cuidar de albizia

Como cuidar de albizia? A Albizia julibrissin, mais conhecida como albizia, albizia mimosa ou árvore de seda (em inglês), é uma planta perene nativa da Ásia e África que pode ser cultivada em vaso grande. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da albizia, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de albizia

A albizia é uma árvore ou arbusto muito bonito com folhas parecidas com as das samambais e flores exóticas. Pode atingir 6 a 12 metros de altura, e durar quase 20 anos. Cada folha possui folhetos que se fecham quando tocados ou quando o sol se põe. As flores são bonitas e perfumadas, parecidas com um pom-pom sedoso, com base branca e pontas rosa choque.

Prefere ficar no sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol, mas sobrevive na sombra parcial. Mas não costuma suportar muita sombra. Portanto deixe o vaso em local da casa que pegue bastante luz do sol! Assim ela irá ficar com folhagem mais cheia e floração abundante.

Deve ser plantada em vaso grande, com solo argiloso rico em matéria orgânica. É importante que o solo seja bem drenável, para não acumular água e matar a raiz. Ela também se adapta bem à maioria dos tipos de solo, pois possui propriedades fixadoras de nitrogênio.

Como cuidar de albizia, Albizia julibrissin
Dicas para cuidar de albizia, Albizia julibrissin

A poda é necessária para manter o tamanho que se deseja, mas a planta fica muito bonita deixando os galhos crescerem livremente. Remova brotos qeu surgirem na base da planta.

Pode ser propagada por semente, mas o processo é bem complicado. Também pode ser propagada por brotos removidos na base da planta. Aplique hormônio enraizador e plante em solo bem drenado.

Não costuma necessitar de fertilizantes.

Quantidade de água para regar da albizia

A rega deve ser feita regularmente, pois ela gosta de locais úmidos a secos. Regue sempre que notar que o solo secou, você pode verificar colocando o dedo na terra.

Não necessita de umidade especial, normalmente se adapta às condições de umidade.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com alguns sites na web, a planta em si não é venenosa, mas as vagens de sementes da Albizia julibrissin podem ser tóxicas para cachorros e gatos. Elas contêm a neurotoxina gingkotoxina, que quando ingerida, pode provocar convulsões, perda da consciência e parada cardiorrespiratória.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.