Como cuidar de Alocasia nebula

Como cuidar de Alocasia nebula? A Alocasia nebula, também conhecida no Brasil como alocásia ou em inglês silver plant (planta de prata) e jewel alocasia (alocasia jóia), é uma planta perene da família das aráceas nativa da Ásia. Neste post trazemos algumas dicas sobre seu cultivo, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que a alocásia é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de Alocasia nebula

A alocásia pode atingir de 70 a 90 cm de altura e suas folhas chegam a ficar com 45 cm de comprimento e 25 cm de largura. Essas folhas verde-escuras prateadas, possuem formato de coração, com grossas nervuras, que crescem em um pecíolo ereto. Seus cultivares mais conhecidos são o ‘Elaine’, ‘Imperialis’ e ‘Balun’. Dá flores, mas são pequenas discretas e ficam escondidas no meio das folhas.

Prefere temperaturas entre 18 e 25ºC, e local bastante iluminado da casa com luz indireta do sol, uma vez que a luz do sol queima suas folhas. Também pode ficar em sombra parcial ou com luz artificial.

Coloque em vaso de cerâmica bem drenável com furo no fundo, e utilize substrato rico em matéria orgânica que seja bem drenado. Para melhorar drenagem pode usar mistura que contenha perlita ou algo parecido. Não utilize vaso grande demais, ela gosta de ficar um pouco confinada.

Como cuidar de Alocasia nebula
Dicas para cuidar de Alocasia nebula

Para manter a saúde da planta, remova folhas amarelas ou gastas usando uma faca ou tesoura. Evite deixá-las na planta, pois pode ocorrer problemas de bactérias ou fungos.

O replantio pode ser feito a cada dois anos, para renovar o substrato e aumentar o vaso (somente se necessário). Nesta época pode ser feita a propagação por divisão do rizoma subterrâneo, mas tenha cuidado para não estressá-la. A propagação pode ser feita na primavera e verão. Retire a planta do vaso, sacuda, regue a raiz para limpar e conseguir ver a parte da raiz que vai dividir. Tem que ser uma parte saudável, com uma ou duas folhas e sistema radicular próprio. Utilize uma tesoura ou faca para cortar, logo em seguida plante no vaso com o substrato novo.

O uso de fertilizante poderá ser necessário a cada 15 dias durante o crescimento, mas dilua a 1/4 da força e coloque depois de regar a planta. Não utilize no inverno, pois estará dormente. No verão costuma aparecer uma ou mais folhas a cada semana, sendo que a folha seguinte é sempre maior que a anterior.

Quantidade de água e umidade para Alocasia nebula

A rega deve ser feita para o solo ficar parcialmente úmido, portanto regue levemente e dê tempo entre uma rega e outra, para manter o solo úmido mas nunca encharcado. Também não deve ficar muito tempo na terra seca. Normalmente umas três vezes na semana durante o verão.

No inverno ela entra em dormência, perde algumas folhas ou todas. Deve-se reduzir muito a rega, para não apodrecer a raiz, pois nesta época ela precisa de pouquíssima água.

Se a raiz apodrecer devido à água em excesso, ela murcha, as folhas ficam amareladas e caem. Ela morre em questão de dias. Tente replantar em substrato mais arejado, remova raízes podres e lave-as com antifúngico.

Gosta de bastante umidade durante o ano, 65% ou superior. Se onde você mora for muito seco, borrife as folhas com água de tempos em tempos, para aumentar a umidade.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com alguns sites, a espécie Alocasia é sim tóxica para cachorros e gatos, pois contém cristais insolúveis de oxalato de cálcio. Esse princípio tóxico pode causar irritação oral, dor e inchaço na boca, língua e lábios, baba em excesso, vômito e dificuldade para engolir. Portanto não deixe onde seu companheiro possa comer.