Como cuidar de ametista

Como cuidar de ametista? A Plectranthus saccatus, mais conhecida no Brasil como ametista e como jacarandá de alpendre/de varanda em inglês, é uma planta perene nativa da África do Sul. É uma planta fácil de cuidar. A seguir trazemos algumas dicas sobre cultivo da planta ametista, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de ametista

É um arbusto de tamanho médio, que pode crescer no máximo uns 1,2 m de altura e se espalhar por 2 m. Sendo que a maioria fica na altura de uns 60 cm. Tem folhas são verdes na face superior e arroxeadas na face inferior. O caule também é ver com base lenhosa, recobertos por pelos finos. Suas flores roxas/lilás são muito bonitas e delicadas, em formato de funil, que crescem eretas acima das folhas.

Pode ser cultivada como cobertura de solo arbustiva ou cortada em forma arredondada.

Prefere ficar em meia sombra ou luz difusa, na floresta ela cresce embaixo de árvores, ficando com a luz do sol filtrada.

Deve ser colocada em vaso bem dranável com mix de plantio rico em matéria orgânica, que contenha turfa e areia/perlita para deixar o solo com boa drenagem. Ela não pode ficar encharcada, senão apodrece a raiz!

É bom podar o caule após floração, para mantê-lo espesso. Ela vai perdendo a beleza com o tempo, e mesmo após a poda, e novo florescimento, será necessário a renovação. É preciso ser substituída por novos cortes, fazer replantio com novas mudas.

Pode ser propagada por estaca dos ramos, divisão da ramagem ou mergulhia, durante a primavera ou outono. Corte estacas de 15 a 20 cm e coloque no copo com água ou no vaso com mix de plantio umedecido. Não é necessário utilizar hormônio enraizador.

Fertilizante NPK para floração pode ser utilizado diluído a cada 15 dias.

Como cuidar de ametista, Plectranthus saccatus
Dicas para cuidar de ametista, Plectranthus saccatus

Quantidade de água para a ametista

Ela é uma planta semi-suculenta, tolerante à seca, portanto não vai gostar do excesso de água. A rega deve ser feita regularmente para manter o solo úmido. Mesmo sendo resistente à seca, evite deixá-la completamente sem água.

Reduza bastante a rega no inverno, pois ela demora bem a secar. Sempre verifique a umidade do solo, enfiando o dedo na terra.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações específicas sobre a Plectranthus saccatus. Mas outras plantas do mesmo gênero, possuem toxicidade baixa. Mesmo assim tenha cuidado com seu companheiro, evite que ele coma, pois poderá ficar engasgado.