Como cuidar de Amor-agarradinho

Como cuidar de Amor-agarradinho? A Antigonon leptopus, mais conhecida pelos nomes de amor-agarradinho, cipó-coral, bela-mexicana, coralina, cipó-mel, lágrima-de-noiva e mimo-do-céu, é uma trepadeira perene nativa do México. Em alguns países considerada como uma espécia invasora. Neste post trazemos algumas dicas sobre como cultivar a amor-agarradinho, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de Amor-agarradinho

A amor-agarradinho de 2,4 a 12 metros de altura, se cultivada no seu habitat natural. Dentro de casa é possível podá-la para o tamanho desejado. Possui raízes tuberosas, cachos densos de flores rosa-coral brilhante, que às vezes podem ser vermelhas ou brancas. As flores possuem formato de coração e são muito bonitas, já as folhas são verde-claras em formato de seta, enrugadas, com 10 cm de comprimento.

Gosta de ficar no sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia, mas tolera a sombra parcial. Costuma florescer por meses durante o verão, e perde as folhas no inverno, ficando dormente nos meses mais frios.

Plante em vaso bem drenável, com solo rico em matéria orgânica, que possua boa drenagem. Não necessita necessariamente solo excessivamente rico, pois tolera a maioria deles. Dê preferência para solos com argila ou areia.

Como cuidar de Amor-agarradinho, Antigonon leptopus
Dicas para cuidar de Amor-agarradinho, Antigonon leptopus

A poda poderá ser necessária para deixar o formato que deseja. Faça a poda no inverno ou início da primavera. Remova caules que estiverem marrom após o inverno.

Pode ser propagada por sementes, estaquia ou alporquia. Ela também se auto-semeia, pois pequenas sementes caem de dentro das pétalas das flores secas.

O uso de adubo periodicamente, pode ser necessário, para estimular a floração.

Quantidade de água na rega da amor-agarradinho

A amor-agarradinho é um pouco tolerante à seca, mas gosta de ficar em solo úmido, principalmente na época do crescimento. Quando estiver estabelecida, a rega poderá ser feita uma vez por semana no verão. No inverno reduza muito a rega.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com site do Instituto de Florestas das Ilhas do Pacífico, que avalia os riscos de algumas plantas, a amor-agarradinho não possui princípios tóxicos. Mesmo assim, é importante evitar que seu companheiro coma esta planta, para não ficar engasgado.