Como cuidar de angelônia

Como cuidar de angelônia? A Angelonia angustifolia, mais conhecida como angelônia, é uma planta perene ou anual, nativa do México e outros países da América Central. É uma planta com flores de corte muito bonitas e fragrância deliciosa. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da angelônia, tipo de solo, quantidade de luz e água necessárias. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de angelônia

A angelônia é uma planta que cresce uns 45,5 cm de altura e se espalham por 30 a 35 cm de largura. Suas flores roxo-azuladas ou bicolores (mas existem cultivares branco, azul e rosa claro), aparecem em espigas eretas nas pontas das hastes principais. Elas surgem na primavera e verão.

Gosta de ficar em sol pleno, seis ou mais luz direta do sol por dia. Ela até sobrevive em meia sombra, mas irá florescer menos que o normal.

Deve ser plantada em vaso de 45 cm bem drenável com solo rico em matéria orgânica, que possua uma boa drenagem. Se quiser utilize algum mix de plantio que contenha turfa e perlita ou argila, pois aumentam a drenagem. Isso deve ser feito para evitar o acúmulo de água no fundo, que causa o aprodrecimento da raiz.

A poda pode ser necessária para reduzir o tamanho de acordo com o que quiser e para rejuvenescer a planta. Não se preocupe, ela volta a crescer e produzirá novas flores.

Como cuidar de angelônia, Angelonia angustifolia
Dicas para cuidar de angelônia, Angelonia angustifolia

O replantio pode ser feito uma vez por ano, para promover o vigor da planta. Mas não são obrigatórios.

A propagação pode ser feita por estaquia, divisão de ramagem ou sementes (sendo esta última mais difícil). Corte estacas de uns 8 cm da ponta de uma caule, escolha uma parte sem flores. Remova todas as folhas da parte debaixo, deixando somente o par de folhas superiores. Mergulhe a ponta em fertilizante enraizador e plante na terra úmida no vaso. Mantenha úmido, quando aparecerem novas folhas é porque pegou.

Pode ser necessário o uso de fertilizante diluído 10-5-10 uma vez por mês. Mas não exagere, senão irá aumentar a quantidade de folhas e reduzir as flores.

Quantidade de água na rega da Angelonia

A rega deve ser feita regularmente, sempre regando quando sentir que a parte superior do solo secou. Você pode verificar enfiando o dedo na terra. Se estiver com uns 5 cm secos, regue até que fique umedecido. Ela prefere alguns dias sem água do que o excesso de água, portanto tenha cuidado com a rega.

No inverno reduza bastante a rega, pois ela demora a secar. Você irá reparar que o solo não irá secar tão rápido como nas outras estações.

Ela também gosta de bastante umidade. Se onde você mora for seco demais, poderá ser necessário borrifar a planta de tempos em tempos, para aumentar a umidade local.

É tóxica para cães e gatos?

Não encontramos informações sobre a toxicidade da Angelonia angustifolia. Portanto evite que seu companheiro consuma esta planta, pois mesmo que não contenha princípios tóxicos, ele poderá ficar engasgado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.