Como cuidar de avelós

Como cuidar de avelós? A Euphorbia tirucalli, mais conhecida como avelós, cachorro-pelado, árvore-lápis, cacto lápis (em inglês), coroa-de-cristo, graveto-do-diabo, dedinho, pau-liso, cega olho, árvore-de-são-sebastião, cassoneira, é uma planta arbusto medicinal nativa da África do Sul e Índia. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da avelós, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de avelós

A avelós é um arbusto com caule ereto, lenhoso e ramificado, textura suculenta e seiva tóxica. Ela não é um cacto. Possui galhos grossos e verdes, que se dividem em caules longos e estreitos, que são tão grossos quanto um lápis, daí seu nome. Algumas variedades ficam com ramos alaranjados ou vermelhos no sol. No início do verão, pequenas flores amarelas crescem no final das hastes. Praticamente não possui folhas.

Apesar de a seiva ser tóxica, é uma planta muito utilizada para medicamentos naturais na Índia, Indonésia, Brasil e outros países. Não existem estudos comprovando seu uso para as condições recomendadas. É preciso ter muito cuidado ao utilizar, principalmente se não tiver acompanhamento médico. Sempre existe o risco de problemas renais ou algum outro, mesmo sendo natural.

Gosta de temperatura entre 15 e 27 °C. Prefere ficar em sol pleno, seis ou mais horas de luz de sol por dia. Se for muito quente onde você mora, tenha cuidado com os raios fortes do sol, que pode machucar a planta. Ela não sobrevive em pouca luz.

Plante em vaso bem drenável com furo no fundo, utilizando solo rico em matéria orgânica que seja bem drenável, com areia. Pode usar mix de plantio para suculentas. É importante destacar que ela suporta a maioria dos solos, mesmo solos pobres.

Como cuidar de avelós, Euphorbia tirucalli
Dicas para cuidar de avelós

A poda pode ser feita para manter o tamanho desejado no vaso em casa e estimular o crescimento. Ela costuma crescer bastante no jardim. Remova caules mortos. O replantio pode ser necessário a cada dois anos, quando as raízes ficarem grande demais para o vaso. Passe para vaso com um tamanho maior.

Prefere locais com menos umidade, mas sobrevive na umidade normal de dentro de casa.

A propagação é feita por estaquia dos ramos, cortando uma haste de 15 cm de comprimento, em um ângulo. Mergulhe o corte da planta em água ou enrole a ponta em toalha para parar a seiva, ela precisa estancar antes do plantio. Deixe secar até formar um calo na extremidade, pode levar um mês ou mais.

ATENÇÃO! Utilize luvas para podar ou propagar, e proteção para pele do corpo, devido à seiva que é irritante. Jogue as luvas fora depois e lave bem as roupas após o manuseio. Se cair nas mãos ou em algum local da pele, lave rapidamente com muita água e sabão, senão vai ficar difícil remover.

Quantidade de água na rega da árvore-lápis

Deixe o solo da avelós secar antes de regar novamente. Evite a rega em excesso, pois é uma planta suculenta, ela prefere a estiagem do que o excesso de água. Normalmente a rega deve ser feita a cada dua ou três semanas.

No outono e inverno reduza bastante a rega, ela mantém água em seu caule. Uma vez por mês costuma ser ideal.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais a Euphorbia tirucalli possui princípios tóxicos para cachorros e gatos! Sua seiva é irritante, podendo irritar boca e estômago, além de causar vômito. Portanto, evite que seu companheiro coma a planta.