Como cuidar de bambu-mossô

Como cuidar de bambu-mossô? O Phyllostachys pubescens, mais conhecido no Brasil como bambu-mossô, é um bambu perene e resistente, nativo da China e Japão. Está pensando em cultivá-lo em vaso dentro de casa? Neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água necessários. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de bambu-mossô

O bambu-mossô pode atingir até 12 metros de altura no jardim, mas quando cultivado em vaso, costuma atingir uns 5 a 6 metros de altura. Seus caules verticais possuem pelos finos e aveludados, e têm a cor verde brilhante, mas se tornam amarelo opaco com o tempo. Os caules ficam curvilíneos pela ação humana, pois na natureza são verticais. Os entrenós são curtos próximo ao solo, depois se alongam para uns 30 cm na parte superior do colmo. Diferente da maioria dos bambus, ele não forma touceiras. Sua floração é rara, costuma florescer a cada 67 anos. Suas folhas são verdes, estreitas e densas, com até 10 cm de comprimento.

Ele gosta de bastante sol, portanto deve ser cultivado em sol pleno, com seis ou mais horas de sol por dia. Mas sobrevive em sombra parcial.

Deve ser plantado em vaso grande que seja bem drenável, em solo úmido rico em matéria orgânica com boa drenagem. Dê preferência para utilizar solos ou misturas de plantio com argila ou calcário.

Como cuidar de bambu-mossô
Dicas para cuidar de bambu-mossô

A poda pode ser realizada para manter a altura desejada. Mas é aconselhável remover hastes fracas, mortas, danificadas ou finas durante a primavera. Caso não queira que se formem mais bambus, corte os brotos de flores assim que aparecerem.

Sua propagação pode ser feita por divisão na primavera.

Quando estiver no crescimento, pode aplicar fertilizante líquido balanceado uma vez por mês.

Quantidade de água na rega do mossô

A rega deve ser feita regularmente, para manter o solo úmico, mas nunca encharcado. Normalmente uma vez na semana é o suficiente. Enfie o dedo na terra para sentir se já está secando no fundo.

No inverno reduza bem a rega, pois pode apodrecer suas raízes e ele morrer.

O bambu-mossô é tóxico para cães e gatos?

Não encontramos informações específicas sobre a toxicidade do bambu-mossô (Phyllostachys pubescens). Mas o Phyllostachys aurea (cana-da-índia), que faz parte do mesma família, não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim sempre preste atenção caso seu companheiro resolva comer, pois ele pode se engasgar.