Como cuidar de Bambu de Jardim

Como cuidar de Bambu de Jardim? O Bambusa textilis ‘Gracilis’, mais conhecido no Brasil como bambu de jardim, bambuzinho de jardim ou bambuzinho amarelo, é um bambu perene nativo da China. Se você está pensando em cultivar esta espécie de bambu, neste post trazemos algumas dicas sobre seu cultivo. Tipo de solo, quantidade de luz e água necessários. Também explicamos se é tóxico para cachorros e gatos.

Dicas para cuidar de Bambu de Jardim

O bambu de jardim é um bambu forte de rápido crescimento, que pode atingir 6 metros de altura e se espalhar por 1,5 metros de largura. Suas hastes crescem de forma compacta e vertical, ficando aglomerado nos locais, ótimo para ser utilizado como cerca viva para privacidade. Suas folhas verdes a amareladas, são finas e podem atingir 10 cm de comprimento. Elas permanecem verdes o ano todo. Os colmos podem ter até 25 mm.

Gosta de ficar em sol pleno a meia sombra com, pelos menos, duas a quatro horas de luz direta do sol por dia. É uma planta de clima tropical.

Cresce em uma grande variedade de solos, mas prefere ficar em solo rico em matéria orgânica que seja bem drenado, uma boa opção são mix de plantio que con. Escolha vaso que sem bem drenável.

Como cuidar de Bambu de Jardim, Bambusa textilis gracilis
Dicas para cuidar de Bambu de jardim

A poda pode ser realizada uma vez ao ano para manter o tamanho desejado, como outros tipos de cercas vivas. Ela também ajuda a deixar a folhagem mais densa. Remova caules e folhas que estejam danificados ou mortos.

Sua propagação pode ser feita por divisão de touceira. Remova do vaso, retirando o excesso de solo e depois separe a planta em partes que contenham pelo menos 3 brotos. Assim tem maior chance de pegar ao plantar.

O fertilizante líquido com nitrogênio (de liberação lenta) pode ser útil na época do crescimento, para acelerar seu desenvolvimento. Aplique a cada duas ou três semanas.

Quantidade de água na rega do bambu de jardim

Precisa de rega regular, principalmente quando ainda estiver na fase do crescimento. Regue sempre que sentir que o solo secou. Depois que estiver estabelecido no local, ele fica mais tolerante à seca.

No inverno reduza a rega, pois o solo vai demorar a secar. Mas não deixe ficar muito tempo completamente seca no inverno, pois isso pode matá-la.

É tóxico para cães e gatos?

Conforme especificado no site Hawaiian Ecosystems at Risk project, o bambu de jardim não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim, evite que seu companheiro fique comendo, pois ele pode se engasgar.