.

Diversos

Como cuidar de baobá

Como cuidar de baobá? A Adansonia digitata, mais conhecida como baobá, árvore-da-vida, embondeiro, imbondeiro, calabaceira, é uma árvore perene nativa da África, considerada a maior suculenta do mundo. Está pensando em cultivar o baobá em vaso dentro de casa? Neste post trazemos algumas dicas sobre quantidade de água, tipo de solo e se é tóxica para cachorros e gatos.

Dicas para cuidar de baobá

O baobá pode atingir 25 metros de altura quando cultivado no jardim, seu tronco cilíndrico grosso e fibroso, pode atingir 10 metro de diâmetro. Ele é resistente ao fogo, cupins e secas. Seu interior é esponjoso, qualidade que o ajuda a reservar milhares de litros de água. Folhas verdes surgem nas extremidades dos ramos em arranjos alternados, cada folha com cerca de 8 folíolos oblongos a ovalados, presos a um ponto central. Esses folíolos possuem 5 – 15 cm de comprimento e 3 – 7 cm de largura. No inverno perde todas as folhas. Suas flores são brancas pendentes com 5 pétalas e cheiro desagradável (de carniça), possuem 20 cm de largura.

Como cuidar de baoba Adansonia digitata
Dicas para cuidar de baobá

Os frutos que aparecem após a floração, são conhecidos como Mukua, possuem forma de cápsula cilíndrica, coberta de pelos marrom-amarelados e cerca de 35 cm de comprimento com 13 de largura. Sua polpa é doce e comestível, pastosa quando úmida, mas pulverulenta após secar (vira pó). É esbranquiçada e recobre sementes pretas em forma de rim.

Gosta de fica em sol pleno, pelo menos seis ou mais horas de luz direta de sol por dia.

Deve ficar em vaso bem drenável com furo no fundo, em solo fértil rico em matéria orgânica e bem drenável. Mas consegue sobreviver nos mais variados tipos de solo.

A poda é necessária para manter o tamanho desejada, principalmente se você estiver cultivando dentro de casa. Você pode podar os caules quando desejar, durante o ano, mas é recomendado realizar a poda dos galhos no início da primavera. Antes que apareçam brotos. Aproveite para remover galhos fracos. Quem quiser pode amarrar os galhos, para dar o formato desejado.

Pode ser propagada por sementes das frutas secas, lavando o revestimento seco e pulverulento. Mas é preciso deixá-las embebidas em água quente e esfriar, devendo ser semeadas após imersão por 24 horas. Cubra a semente com areia até uma profundidade de 6 mm. Deixe em local sombreado e regue regularmente, até que germine (pode levar até 6 semanas). Transplante as mudar quando atingirem 50 mm de altura, para recipiente individual, usando solo arenoso rico em matéria orgânica.

Também pode ser propagada por cortes, folhas e brotos. Sendo que costuma pegar melhor quando feito por semente, apesar das etapas necessárias.

Quantidade de água no cultivo do baobá

Como é uma planta que armazena bastante água em seu interior, ela resiste à estiagem. A rega deve ser feita sempre que sentir que a parte superior do solo está seca ao toque.

No inverno reduza muito a rega, pois poderá apodrecer as raízes, uma vez que o solo demora a secar.

É tóxico para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações específicas sobre a toxicidade do baobá. Mas os frutos são utilizados em comidas orgânicas para cachorros e gatos, portanto os frutos não devem ser tóxicos para eles. Mas tenha cuidado com sementes e outras partes da planta que eles podem se engasgar.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags