.

Diversos

Como cuidar de bastão-do-imperador

Como cuidar de bastão-do-imperador? A Etlingera elatior, mais conhecida no Brasil como bastão-do-imperador ou flor-da-redenção, é um arbusto perene nativo da Malásia, Nova Guiné e Tailândia. Está pensando em cultivar esta planta? Neste post explicamos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo da bastão-do-imperador. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de bastão-do-imperador

O bastão-do-imperador é uma espécie de gengibre, por isso o nome em inglês torch ginger (gengibre-tocha), que pode atingir 4,5 m de altura e espalhar por 3 m de largura. Muito cultivado por suas lindas flores de corte que aparecem na primavera e verão. São brácteas vermelhas com flores vermelhas e lábio amarelo, sustentadas em hastes longas, daí o nome bastão-do-imperador. Existem variedades nas cores rosa e branca. Nas hastes verticais da planta crescem folhas largas e coriáceas, com 90 cm de comprimento e um sulco central. Suas flores são usadas para ornamentação e na culinária, pois possui sabor agridoce.

Elas podem crescer tanto em sol pleno, com seis ou mais horas de luz direta de sol por dia, ou em sombra parcial. Elas precisam de, pelo menos, três horas de luz direta do sol no dia. Mas não deixe na luz forte do sol durante a tarde, pois pode queimar suas folhas. Não deixe em local com corrente de ar forte.

A bastão-do-imperador tolera uma grande variedade de tipos de solo, mas preferem solo rico em matéria orgânica que seja bem drenado. Utilize vaso que seja bem drenado com furo no fundo e grande, para não acumular água e porque ela cresce bem.

Devido ao ambiente necessário para esta planta crescer e florescer, com solo rico em potássio, pode ser que ela não floresça quando cultivada em vaso. Pois é difícil imitar este ambiente natural. Caso a sua não esteja florescendo, não se assuste, é difícil. Ela também demora a florescer, podendo levar dois ou mais anos para as primeiras flores. Preste atenção quanto à quantidade de luz que ela está recebendo. Remova botões de flores mortos.

Não costuma precisar de poda, é recomendada a remoção de brotos e folhagens quebradas no início da primavera. Remova também ramificações que crescem ao longo da base da planta, caso você deseje manter sua forma ereta.

Ela se multiplica por divisão de touceira, divisão de rizomas ou por sementes. A melhor época para isso é durante primavera ou verão. Quando cultivada em jardim, sobrevive indefinidamente, pois se espalha por meio de rizomas.

Como cuidar de bastão-do-imperador

Elas precisarão de fertilizante/adubo que seja rico em potássio, principalmente em solo deficiente em nutrientes. Isso irá ajudar a planta na absorção da água.

Quantidade de água na rega da bastão-do-imperador

A bastão-do-imperador é uma planta que deve ser regada regularmente, pois tem baixa tolerância à seca. Ela prefere solo consistentemente úmidos, mas nunca encharcados. Até tolera o encharcamento por um período curto, mas isso irá causar apodrecimento das raízes em algum momento, se for feito constantemente.

Portanto, regue sempre que sentir que a parte superior do solo secou, enfie o dedo uns 5 cm de profundidade. Muita atenção no inverno, pois ele demora bastante a secar, reduza a quantidade de água.

Caso as folhas da flor-da-redenção esteja ficando marrom, pode ser falta de água ou umidade insuficiente. Preste atenção se o solo não está drenando rapidamente, é preciso que ele fique levemente úmido.

É tóxica para cães e gatos?

Infelizmente não conseguimos encontrar informações específicas sobre a toxicidade da Etlingera elatior para cachorros e gatos. Encontramos apenas um estudo falando que o extrato da planta não foi tóxico para animais. Portanto, evite que seu companheiro fique comendo esta planta.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags