Como cuidar de aftas na boca e na língua

Cuidar de aftas na boca e na língua é bem simples. Na grande maioria das vezes, o que você precisa é evitar situações que colaboram para o aparecimento destas feridas.

Aftas são pequenas feridas, também chamadas de úlceras rasas, que costumam aparecer na boca e também na língua. São esbranquiçadas, ovais e podem causar muito incômodo, porém não trazem nenhuma complicação grave para a saúde.

Não existe uma cura para aftas, ou seja, você não fica livre delas pra sempre. O que se pode fazer é justamente evitar as situações que podem agravar o aparecimento das aftas.

O que fazer para cuidar de aftas na boca e na língua

Como cuidar de aftas na boca e na língua

As aftas podem ser causadas por diversos fatores. Alguns dos mais comuns são:

  • Alterações hormonais
  • Refluxo gastroesofágico
  • Ingestão de anti-inflamatórios
  • Deficiência de vitaminas como Vitamina C, Zinco, ferro, ácido fólico
  • Cigarro
  • Ingestão de alimentos ácidos e cítricos (outros exemplos: chocolate, café, refrigerante, limão, abacaxi)
  • Estresse
  • Mordidas acidentais
  • Cigarro
  • Privação do sono

Para cuidar de aftas na boca e na língua não existe milagre. O que você pode fazer é ajudar a acelerar o processo da cicatrização da ferida e diminuir o incômodo.

É importante ter cuidado com os muitos tratamentos caseiros para afta que você pode conhecer. Alguns deles, ao invés de ajudar, podem piorar a lesão e agravar ainda mais a dor.

OMCILON – A

Omcilon-A (Acetonido de triancinolona) é uma pomada que pode ser usada no tratamento de afta. Porém como ela traz antibióticos em sua composição, é necessário ter a receita do médico para realizar a compra.

Flogoral Spray

O Flogoral Spray também pode ser usado para cuidar de aftas na boca e língua. Ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que aceleram o processo de cicatrização. Faça de 2 a 6 aplicações nas feridas durante o dia. O limite máximo diário é de 10 aplicações. Para mais informações, consulte seu médico ou a bula do medicamento

Tratamentos caseiros para afta

Alguns dos tratamentos caseiros que você pode usar para cuidar de aftas na boca e na língua são os seguintes:

  • Faça uma solução diluindo uma colher de sopa de leite de magnésia ou uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo grande de água. Faça bochechos três vezes por dia e tome cuidado para não engolir!
  • Também pode fazer uma outra solução diluindo uma colher de sopa de água oxigenada comum em uma colher de sopa de água e aplicar com cotonete em cima da ferida.

Jamais aplique bicarbonato de sódio ou água oxigenada pura na ferida. São ingredientes muito abrasivos que podem irritar suas feridas e piorar a dor.

Geralmente as lesões desaparecem após sete dias. Se após este período você ainda estiver sofrendo com a doença, o ideal é procurar um médico para investigar mais profundamente.

1 comentário em “Como cuidar de aftas na boca e na língua”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.