Como cuidar de begônia-elatior

Como cuidar de begônia-elatior? A Begonia elatior, mais conhecida como begônia ou begônia-elatior no Brasil, é uma das begônias mais populares para cultivo dentro de casa no mundo, além de estar entre as flores mais comercializadas no Brasil. Se você está pensando em cultivar esta planta, neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para a begônia. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de begônia-elatior

A begônia é conhecida por suas belíssimas flores parecidas com buquês de rosas, que podem ter cor rosa, amarela, branca, salmão, vermelha ou mistura de cores. A planta pode atingir de 25 a 45 cm de comprimento, com folhagem suculenta de bordas recortadas, nas cores verdes ou avermelhadas.

Preferem temperaturas entre 16 e 22ºC, sendo ideal para cultivo dentro de casa. Deixe em local bem iluminado, mas sem luz direta do sol, pois pode queimar suas folhas.

Coloque em vaso bem drenável com furo no fundo, para evitar acúmulo de água no fundo. Plante em substrato que seja rico em matéria orgânica.

Remova flores murchas regularmente, para evitar infestação por fundos. Quem quiser pode podar para deixar no formato desejado. O replantio deve ser feito quando reparar que não tem mais substrato no vaso. Remova a planta delicadamente do vaso, se não visualizar substrato/terra no fundo e em volta das raízes, é porque está na hora de replantá-la. Passe para um vaso um número maior.

Como cuidar de begônia-elatior
Dicas para cuidar de begônia-elatior

A propagação pode ser feita por estacas da planta, corte estacas de 7 cm ou superior. Pode ser usado caule ou corte de folhas (ou folha inteira). Coloque-as no substrato de areia com turfa e cubra o vaso com saco plástico. Caso utilize corte do caule, aplique fertilizante enraizador antes de plantar, para ajudar a aparecer as raízes. O saco serve para criar umidade e promover o crescimento das raízes. Quando notar as raízes pode passar para o vaso que deseja.

Elas precisam de muitos nutrientes. Quando estiver com flores, pode aplicar fertilizante próprio para flores a cada 3 ou 4 semanas, seguindo as instruções do rótulo. Normalmente ela floresce por uns seis meses ou um pouco mais.

Quantidade de água na rega da begônia

A rega deve ser feita para manter o solo úmido, mas nunca encharcado. Senão apodrece as raízes. Regue sempre na base, para evitar manchar as folhas e evitar fungos nas flores. Sempre sinta se a terra secou, enfiando o dedo. Quando os 20 cm superiores da terra estiverem secos, é hora de regar novamente.

No inverno reduza a rega, pois você irá sentir que o solo está demorando a secar.

É tóxica para cães e gatos?

Conforme especificado no site da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a begônia contém o princípio tóxico cristais oxalato de cálcio, que podem causar falência nos rins, vômito e salivação em excesso. Portanto, deixe a planta em local que seu companheiro não possa comer.