Como cuidar de begônia maculata

Como cuidar de begônia maculata? A Begonia maculata, mais conhecida como begônia maculata ou begônia de bolinhas, é uma planta perene nativa do Brasil, mais precisamente do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Posteriormente foi levada para México, Cuba, Argentina e República Dominicana. Está ponderando cultivar esta planta em casa? Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo desta begonia maculata como, tipo de solo, quantidade de luz e água.

Dicas para cuidar de begônia maculata

A begônia maculata é uma das mais marcantes, foi descoberta em 1820 e seu nome vem da palavra latina “macula” que significa manchada. Possui folhas alongadas, em formato de asas, e manchadas, na cor verde-escura (às vezes pode ser verde-oliva a verde-floresta). Suas manchas são na cor cinza pálido a prata, e as partes inferiores das folhas possuem cor laranja queimada. Suas flores podem variar da cor branca a rosa e coral. Pode atingir mais de 60 cm de altura.

Deve ser plantada em vaso bem drenável com solo bem drenado rico em matéria orgânica. O solo deve ficar úmido, dê preferência para solo arenoso, com perlita.

Coloque em local com sol parcial, sendo a luz indireta do sol mais recomendado quando cultivada dentro de casa. A luz é o fator mais importante para ela florescer, precisando de, pelo menos, seis horas de luz indireta do sol por dia. Caso não seja possível onde você mora, será necessário utilizar lâmpadas próprias para ela florescer.

Como cuidar de begônia maculata
Dicas para cuidar de begônia maculata

Pode ser necessário fazer o replantio para um vaso maior quando a begônia crescer. Também pode ser bom renovar o solo de tempos em tempos, sempre na primavera. Realize o transplante sempre que o solo não estiver mais solto no vaso.

Não costuma necessitar de poda, mas é bom remover botões, folhas e caules mortos, secos ou apodrecidos. Quem quiser pode realizar a poda para manter o tamanho desejado. Realize a poda no outono ou após floração, quando as flores começam a cair e murchar.

Sua propagação pode ser feita por pequenas estacas ou até por folhas postas para enraizar. A propagação deve ser feita quando há menos flores. Corte a planta utilizando tesoura, coloque a ponta do corte em recipiente com água filtrada em local com luz indireta do sol. As raízes demoram a crescer, podendo levar até dois meses, troque a água a cada cinco dias. Quando aparecer a raiz, plante em vaso com mix de plantio bem drenável.

Fertilizante pode ser utilizado para ajudar a propagação das flores, escolha adubo líquido de liberação lenta na proporção NPK 10.10.10, pelo menos, uma vez por mês ou a cada três semanas. Também pode ser usado o Bokashi.

Quantidade de água na rega da begônia maculata

A rega deve ser feita regularmente, mas apenas quando sentir que a parte superior do solo secou. Nunca deixe encharcado senão apodrece a raiz. Você pode sentir se a terra secou, enfiando o dedo nela. Se estiver uns dois centímetros secos, regue.

Normalmente não mais do que duas vezes na semana, mas depende da umidade da casa. Umidade demais pode causar mofo ou podridão fúngica.

É tóxica para cachorros e gatos?

A Begonia maculata é tóxica para cães e gatos, podendo causar irritação na boca, devido aos cristais de oxalato de cálcio. Além disso, pode ocorrer vomito, salivação, tremores e falha nos rins. Portanto, deixe a planta em local que seu companheiro não possa comer.