Como cuidar de begônia-cerosa

Como cuidar de begônia-cerosa? A Begonia semperflorens, mais conhecida como begônia-cerosa, begônia-sempre-florida ou azedinha-do-brejo, é uma planta perene nativa do Brasil. Se você está ponderando cultivar esta planta, neste post trazemos algumas dicas sobre seu cultivo como, tipo de solo, quantidade de luz e água. Também falaremos sobre sua toxicidade para cachorros e gatos.

Dicas para cuidar de begônia-cerosa

A begônia é um gênero muito grande com mais de 2 mil espécies, já falamos de algumas aqui begônia rex, begônia-elatior e begônia-asa-de-anjo. A begônia-cerosa possui raiz fibrosa, com formato compacto de 20 a 30 cm de altura, caules carnudos suculenta e folhas verde-escuras ou bronze com textura de ceda, daí seu nome. As flores aparecem em cachos que florescem no verão e outono, podem ter cor branca, rosa, vermelha ou bicolor.

Deve ser plantada em vaso bem drenado e conseguem sobreviver na maioria dos tipos de solo, desde que seja bem drenado e rico em matéria orgânica. Pode utilizar mix de plantio com turfa e perlita, para ser bem arejado e leve.

Gosta de ficar em sol pleno, com seis ou mais horas de luz direta do sol por dia, mas sobrevive em meia-sombra. Não gostam de ficar em correntes de ar frio, portanto evite deixar em local da casa que tenha esta característica.

Como cuidar de begônia-cerosa, Begonia semperflorens
Dicas para cuidar de begônia-cerosa

Não necessita de muito replantio, apenas uma ou duas vezes de replantio em toda sua vida. Mas dê preferência para remover mudas de plantas mais velhas e replantá-las, do que ficar replantando a planta mãe.

São difíceis de replicar por sementes, sendo ideal propagar por estacas das pontas das folhas. Remova estacas sem flores com, pelo menos, dois nós na primavera. Enterra em mistura de plantio para vaso que esteja úmido. Deixe em local quente e meia-sombra, até que apareça novo crescimento.

Quantidade de água na rega da begônia-cerosa

A begônia-cerosa precisa de, pelo menos, 2,5 cm de água por semana. Uma camada de folhas por cima, pode reter umidade do solo entre as regas. Mas dentro de casa, regue sempre que sentir uns 2 cm do solo que secou, enfie o dedo na terra para sentir. Regue bem até escorrer água no prato. Quanto já estiver estabelecida, regue somente quando ela secar por completo.

Não deixe água no fundo no prato, pois isso apodrece as raízes.

A umidade dentro de casa não deve ser alta demais, pois pode mofar as folhas.

É tóxica para cães e gatos?

A Begonia semperflorens possui os princípios tóxicos oxalatos solúveis de cálcio, que podem provocar falha nos rins, tremores, salivação tanto em cachorros quanto em gatos. Portanto, evite que seu companheiro coma.