Como cuidar de Rosas do Deserto

Como cuidar de Rosas do Deserto? A Rosa-do-deserto também conhecida como lírio-impala tem nome científico de Adenium obesum Balf.. É uma planta da família Apocynaceae e nativa do sul do Sahara na África. Começou a chegar no Brasil recentemente e vem fazendo muito sucesso. Apesar do nome Rosa, ela não é uma rosa, é uma planta herbácea suculenta decídua.

Aprenda agora a cultivar no vaso e como podar Rosa-do-deserto.

Como cuidar de Rosas do Deserto

Rosa do Deserto pode ser cultivada no vaso?

A Rosa do Deserto varia muito em tamanho podendo chegar até 3 metros de altura. Apesar disso pode ser cultivada em vaso, sendo muito comercializada como bonsai. Seu tamanho vai depender da disponibilidade de água, quantidade de sol, condições do solo e cuidados adequados. Podendo crescer até virar uma pequena árvore com arbusto espesso e cheio.

Como plantar as sementes?

Quem tiver sementes da Rosa do Deserto vai precisar de um vaso de cerâmica terracota com boa drenagem de água, pedras e substrato com terra, areia grossa e húmus de minhoca. Se não tiver o vaso de cerâmica pode usar o de plástico, mas o de cerâmica terracota é melhor pois possui poros e deixa a raiz respirar. É aconselhável o vaso baixo e largo ao invés de alto e fino.

Comece colocando as pedras no fundo, isto é para a raiz não sair pelo fundo. Depois coloque o substrato no vaso. Coloque as sementes no meio do vaso, deixando um espacinho entre elas. Cubra com uma camada de substrato de uns 2,5 cm. É importante que a água não se acumule no fundo do vaso pois a Rosa do Deserto gosta de água mas não do solo encharcado. Borrife bastante água mas não encharque demais o solo, pois as raízes não podem ficar encharcadas! Ele tem que ficar úmido mas não molhado nem com água parada.

Em 10 dias as sementes começarão a germinar. Durante o crescimento pode utilizar algum tipo de fertilizante líquido.

Rosa do Deserto gosta de bastante sol

Deixe o vaso no sol por, pelo menos, 4 horas por dia, pois é uma planta que gosta de sol, florece lindamente com sol pleno. Ela não gosta de muito frio, temperaturas abaixo de 14ºC. A temperatura ideal é de 21ºC mas elas aguentam até 38ºC. No inverno rigoroso deixe-a dentro de casa e não molhe demais!

Como cuidar de Rosas do Deserto
Como cuidar de Rosas do Deserto

Pense nela como uma planta tropical na primavera e verão e como um cacto no outono e inverno, molhando menos vezes.

Quanto tempo ela leva para dar flor?

Costuma levar entre um ou dois anos para dar flor. Para ficar com o caule grosso como uma pequena árvore é preciso realizar a poda regularmente como um bonsai. Também é necessário o replantio a cada dois anos.

Precisa podar regularmente as rosas do deserto?

É importante realizar a poda e fazer replantio em vasos pequenos, pois ela pode crescer bastante. Crie um cronograma regular para realizar a poda. Quando for podar ou fazer replantio utilize luvas pois a seiva é tóxica. Quem tem cachorro não é aconselhável ter esta planta.

Quando estiver crescendo pode em volta ou remova as partes que estão crescendo indisciplinadamente. Pode o crescimento excessivo assim que começar o inverno para ela ter um período de descanso. Assim que começar o verão apare vegetação morta ou danificada. Corte os ramos desgrenhados para deixar a planta com formato mais bonito.

Pode plantar estes ramos removidos para criar nova planta.

Não tenho paciência para deixar os caules grossos, o que fazer?

Neste caso é recomendado que você plante mudas jovens que estão com o caule já formado e grosso. Ele irá permanecer assim sendo preciso apenas poda e replantio depois de dois anos.

Rosas do deserto são perigosas para cães e gatos?

Sim, ela é uma planta considerada tóxica para cachorros e gatos por conter cardioglicosídeo, que pode causar vômito, diarréia, anorexia, depressão, batimentos cardíacos irregulares e morte. Caso tenha bichos, tenha cuidado onde deixar esta planta.

3 comentários em “Como cuidar de Rosas do Deserto”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.