Como cuidar bem dos rins, melhorar seu funcionamento

Nem todo mundo sabe mas os rins são vitais para nossa saúde. Doenças nos rins são assassinas silenciosas e interferem na qualidade de vida da pessoa. Mudanças ou danos nos rins podem causar falha do mesmo. Se os rins falham, a pessoa precisa fazer diálise para filtrar o sangue várias vezes na semana ou passar por transplante. Por isso é muito importante saber como cuidar bem dos rins. Veja agora algumas dicas do que mudar na sua vida para melhorar o funcionamento dos rins. Existe alguma forma de fazer limpeza natural dos rins? Saiba mais abaixo.

Como cuidar bem dos rins

Se mantenha ativo e em forma

É muito importante se manter em forma para reduzir a pressão sanguínea e assim reduzir automaticamente o risco de doenças nos rins. A pressão alta causa danos nos rins, diabetes, colesterol alto e problemas cardíacos.

Normalmente a pressão deve ser mantida abaixo de 14/9, mas pergunte ao seu médico qual pressão recomendada para você. Tente fazer caminhadas, pelo menos, 150 minutos por semana para reduzir a pressão.

Coma comidas saudáveis

Coma uma dieta balanceada rica em vegetais, legumes e frutas, além de peixe ao invés de carne vermelha e frango. Não coma muito sal, o recomendado é de 5 a 6 gramas por dia, e nem muito açúcar, o recomendado é 25 gramas por dia (seis colheres de chá) para mulheres ou 37,5 gramas para os homens. Fazendo comida em casa você irá conseguir controlar melhor a quantidade de sal pois poderá colocar temperos ao invés de sal na comida.

Se mantenha hidratado

Bebendo bastante água ou bebidas saudáveis como água com limão, ajuda os rins a funcionarem corretamente. A urina normalmente tem uma cor de palha, se estiver muito escura pode ser desidratação. Se for viajar para lugares muito quentes ou quando fizer exercícios, beba mais água do que o recomendado.

A água ajuda os rins a se livrarem do sódio, da uréia e toxinas do corpo, prevenindo contra danos nos rins.

A quantidade recomendada de água por pessoa pode variar, não existe um valor correto. O que recomendam é beber, pelo menos, 3 litros de água por dia.

Como cuidar bem dos rins
Como cuidar bem dos rins e melhorar funcionamento

Não fume nem beba demais

Pare de fumar, o cigarro diminui o fluxo do sangue para os rins, prejudicando sua capacidade de funcionar corretamente.

E para bebida o recomendado é tomar sete latas de cerveja por semana para homens e mulheres ou sete copos de vinho (175 mL) ou ainda cinco copos de vinho de 250ml.

Diabéticos precisa manter controle dos níveis de açúcar no sangue

Para pessoas com diabetes é muito importante controlar o açúcar do sangue, quase metade das pessoas que desenvolvem doenças nos rins são diabéticos.

Existe limpeza natural para os rins?

Estes sucos naturais são recomendados para quem quer fazer limpeza dos rins e mantê-los funcionando corretamente.

  • Suco de Cranberry – ajuda a combater infecções urinárias inclusive cistite
  • Suco de beterraba – contém betaina que aumenta acidez da urina ajudando a remover fosfato de cálcio dos rins
  • Suco de limão (frio ou quente) – aumenta os níveis de citrato na urina, ajudando a prevenir a formação de pedras nos rins

1 comentário em “Como cuidar bem dos rins, melhorar seu funcionamento”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.