Como cuidar bem do fígado, fígado saudável

Não costumamos pensar no nosso fígado nem quando exageramos naquela bebidazinha de final de ano. O que as pessoas não sabem é que o fígado é um órgao chave no sistema digestivo do nosso corpo, pois tudo que bebemos e comemos, até remédios, passam por ele. Ele ajuda a limpar o sangue, livrando-se de substâncias químicas nocivas que o corpo produz. Por isso é muito importante cuidarmos dele com carinho, pois uma vez destruído não tem mais volta. Você sabe como cuidar bem do fígado para ter um fígado saudável? O que fazer em caso de fígado gorduroso? Quais alimentos ajudam a melhorar o funcionamento do fígado? Saiba mais abaixo.

Como cuidar bem do fígado

Algumas coisas que você pode mudar nos seus hábitos para manter seu fígado saudável são:

Não beba muita bebida alcóolica, ela danifica as células do fígado e causa inchaço e cicatrizes que se transformam em cirrose, podendo ser fatal! Os limites máximos recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de um drinque por dia para as mulheres e dois drinques para os homens. Mas não é que você deve beber isso, se você não bebe não comece a beber agora.

Coma comidas saudáveis e faça exercícios regularmente. Mantendo o peso controlado ajuda a prevenir doença hepática gordurosa não alcóolica, que leva à cirrose. Tente reduzir consumo de açúcar e grão refinados.

Tome cuidado com alguns medicamento como o paracetamol, que podem ter efeitos devastadores para o fígado. Principalmente se tomados juntos com bebida alcóolica.

Como cuidar bem do fígado
Como cuidar bem do fígado e melhorar funcionamento

É preciso tomar cuidado para não pegar hepatite viral, doença grave que destrói o fígado. A hepatite A pode ser pega por água ou comida contaminada, por isso é importante se vacinar, até pessoas mais velhas podem se vacinar contra ela. No caso da hepatite B e C é preciso ter cuidado durante relação sexual e compartilhamento de giletes e agulhas, pois são transmitidas pelo sangue e fluidos do corpo. Existe vacina para hepatite B mas não para a C.

Alimentos que melhoram funcionamento do fígado e gordura no fígado

É importante comer uma alimentação anti-inflamatória, baixa em açúcar e com alimentos ricos em fibras. Este tipo de alimentação rica em antioxidante e fibras é recomendado até para quem quer reverter problemas hepáticos como gordura no fígado.

  • Coma vegetais amargos e verde-escuros como rúcula, alcaparra, alcachofra, berinjela, alho poró e escarola
  • Coma vegetais crucíferos como couve, brócolis, agrião, repolho, couve-flor, couve de bruxelas, acelga, nabo
  • Coma ervas frescas como açafrão, coentro, alecrim, salsa, coentro e orégano
  • Coma frutas com alto teor antioxidante como abacate, ameixa preta, framboesa, morango, mirtilo, goji berry, uva, melão, laranja, maçã, kiwi e outras
  • Troque o açúcar por mel natural orgânico cru
  • Tome chá-verde
  • Use óleo de coco
  • Dê preferência para comida com grãos integrais

A perda de peso também é recomendada para reverter gordura no fígado, reduza também o consumo de açúcar e carboidratos.

1 comentário em “Como cuidar bem do fígado, fígado saudável”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.