Como cuidar da gengivite, sintomas, tratamento

Como cuidar da gengivite? A gengivite é uma inflamação na gengiva que normalmente não causa dor e pode ocorrer sangramento, por isso muitas vezes a pessoa tem mau hálito e nem sabe. Além disso os dentes podem se soltar e até cair. Mas a gengivite tem cura e pode ser revertida realizando uma higiene bucal adequada e com ajuda do seu dentista.

Como cuidar da gengivite

A maiora das gengivites são causadas pela má higiene bucal e se formam placas nos dentes, mas alguns fatores podem contribuir para seu aparecimento como, por exemplo, gravidez ou menopausa, puberdade, quando os hormônios mudam o efeito das bactérias na boca. Cigarro, diabetes e deficiência de vitaminas também aumentam o risco de gengivite.

Ela pode ser revertida eliminando o tártaro que está causando a irritação na gengiva. Esta remoção pode ser feita pelo seu dentista com uma limpeza profunda dos dentes. Depois você precisará tomar alguns cuidados para manter os dentes e gengivas livres do tártaro.

Gengiva e dentes, como cuidar da gengivite
Como cuidar da gengivite

Escove os dentes duas vezes ao dia

É muito importante escovar os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia. Use escova de dentes com cerdas macias e pasta de dente fluoretada quando possível.

Não deixe as escovas ficarem muito velhas, troque de três em três meses ou até antes disto quando as cerdas começarem a esfiapar.

Passe fio dental todos os dias

Algumas pessoas acham que o fio dental é apenas para pessoas que usam aparelho dentário, mas ele é para ser usado por todo mundo todos os dias. Não passe fio dental apenas quando alguma coisa ficar presa entre os dentes. Acostume-se a passar sempre antes de escovar os dentes, principalmente a noite.

Enxágue a boca com enxaguante bucal

Utilize enxaguante bucal antisséptico, ele ajuda a prevenir gengivite e combate mau hálito e placa. Mas pergunte ao seu dentista qual o melhor para você, pois alguns possuem álcool e outros não.

Vá ao dentista a cada seis meses

É importante ir no dentista uma vez a cada seis meses, pois mesmo que não tenha cárie ou outro problema, ele irá fazer limpeza removendo placas que se formam nos dentes, evitando a gengivite.

Coma comidas saudáveis

As bactérias da boca se alimentam dos açúcares e amidos dos alimentos, elas que liberam ácidos que atacam o esmalte dos dentes. Evite balas, doces e comidas com muito açúcar.

Pare de fumar

Se você fuma pare! O cigarro por causar gengivite severa e causar queda dos dentes.

Portanto tenha em mente passe fio dental, escove os dentes e enxágue todos os dias, quando possível passe enxaguante bucal para melhorar o mau hálito.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.