Como cuidar de conjuntivite em casa e os principais sintomas

A conjuntivite é uma doença que sempre está presente. Não importa se você é homem ou mulher, criança ou idoso. Em qualquer época do ano você pode ser atingido. Por isso, neste post trazemos algumas dicas de como cuidar de conjuntivite em casa, para que você tenha uma recuperação o mais rápida possível.

Dicas para cuidar de conjuntivite em casa

A conjuntivite é uma doença caracterizada pela inflamação da conjuntiva, uma membrana presente nos olhos. Ela tem uma duração média de 15 dias, podendo ser mais ou menos e ainda pode ser dividida em três tipos:

  • Conjuntivite viral: É caracterizada por deixar os olhos com sensação de areia ou corpo estranho.  Se não tratada corretamente pode ainda deixar sequelas nas córneas e até atrapalhar a visão.
  • Conjuntivite bacteriana: Possui secreção e inchaço muito mais intenso que nos outros dois tipos. O paciente também apresenta vermelhidão, com pouco lacrimejamento.
  • Conjuntivite alérgica: O olho fica muito inchado e com muita coceira. Não há tanta vermelhidão, mas o olho fica bastante irritado e sensível.

Em todos os tipos de conjuntivite, pode-se ainda observar uma sensibilidade a luz, principalmente nos primeiros dias.

Resumindo, os principais sintomas da conjuntivite são os seguintes:

  1. Vermelhidão e muita coceira nos olhos
  2. Sensação de areia ou corpo estranho nos olhos
  3. Lacrimejamento
  4. Fotofobia
  5. Visão embaçada
  6. Sensação grudenta nos olhos

Para cuidar de conjuntivite em casa, tome os seguintes cuidados:

Em todos os tipos da doença, o primeiro passo é procurar assistência médica. Vá até uma UPA ou UBS (Unidade Básica de Saúde) e procure um oftalmologista. Ele saberá identificar qual o tipo de conjuntivite e se há a necessidade de uso de antibióticos.

Na conjuntivite viral, por exemplo, há a necessidade de aplicação de colírios que contenham antibióticos em sua fórmula e estes só podem ser vendidos mediante apresentação de receita médica.  Já na conjuntivite alérgica, um remédio para alergia também poderá ser receitado.

Outros passos para você cuidar de conjuntivite em casa:

  • Faça compressas com água fria ou soro fisiológico usando uma gaze esterilizada.
  • Em caso de conjuntivite alérgica, deve se afastar do agente que está causando o problema como por exemplo a poeira, pólen, perfume, etc.
  • Respeite sempre o horário do colírio e siga expressamente a orientação do médico para aplicação.
  • Repouso! Faça repouso para evitar também a transmissão da doença para outras pessoas.
  • Lave as mãos com frequência para evitar a contaminação de outros objetos, principalmente depois de utilizar os colírios e fazer as compressas.
  • Não compartilhe toalhas, fronhas, lençóis com outras pessoas. Se possível, faça a troca das toalhas e da roupa de cama diariamente.
  • Até a doença estar totalmente curada, não use lentes de contato.

Leia também: Sinais da deficiência de vitaminas

Como fazer a prevenção da conjuntivite

Algumas medidas podem ajudar na prevenção desta doença. Você pode manter as mãos sempre limpas e evitar esfregar os olhos. Não compartilhe toalhas de rosto, principalmente se já existe algum caso na sua residência. Se você faz algum esporte em piscinas, procure usar óculos apropriados.

E o melhor conselho de todos: Jamais use qualquer medicamento sem prescrição médica. O colírio indicado para um conhecido seu, pode não ser o melhor para o seu caso e pior, pode agravar ainda mais a doença.

1 comentário em “Como cuidar de conjuntivite em casa e os principais sintomas”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.