Como cuidar de astrapéia

Como cuidar de astrapéia? A Dombeya wallichii, mais conhecida como astrapéia, dombéia, astrapéia-rosa, flor-de-abelha ou árvore de bola cor-de-rosa (em inglês), é uma árvore arbusto perene nativa da África. Se está pensando em cultivá-la, trazemos algumas dicas sobre os cuidados com a astrapéia. Tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de astrapéia

A astrapéia pode atingir de 2,5 m a 5,5 m de altura, e se espalhar por 3 m de largura. Possui folhas grandes na cor verde brilhante que têm formato de coração, com bordas serrilhadas, e textura aveludada. Muito cultivada por causa dos cachos perfumados de flores que possuem formato de bola rosa (por isso o nome em inglês Pink Ball Tree), e ficam penduradas em longos pedúnculos, de cabeça para baixo sob as folhas da árvore. Essas bolas de flores podem atingir 15 cm de diâmetro.

Prefere ser cultivada em sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia, ou então em meia sombra.

Deve ser plantada em vaso drenável com furo no fundo, em solo rico em matéria orgânica, que seja bem drenável. Quem preferir pode utilizar mistura de plantio que contenha turfa, perlita etc.

Como cuidar de astrapéia, Dombeya wallichii
Dicas para cuidar de astrapéia

Pode realizar a poda para mantê-la no formato e tamanho desejado. Quando as flores murcham, elas não caem, permanecem na planta desbotando para rosa pálido e depois marrom claro. Essas flores murchas também podem ser podadas, para evitar aparecimento de bichos.

Pode ser propagada por estaquia de ramos ou ponteiros, alporquia ou por sementes. A propagação por estaquia dos ramos semi-lenhosos costuma enraizar de forma rápida e fácil.

Fertilizante solúvel em água pode ser necessário para ajudar no crescimento, após adultas não será mais necessário.

Quantidade de água na rega da astrapéia

A rega deve ser feita regularmente para manter umedecido mas nunca encharcada, ela não é muito tolerante à seca. Normalmente uma rega por semana ou a cad 15 dias, é suficiente. Se estiver muito calor, poderá ser necessário regar mais vezes, sempre analise enfiando o dedo na terra. No inverno reduza bastante a rega.

A Dombeya wallichii é tóxica para cães e gatos?

Infelizmente não conseguimos encontrar informações sobre a toxicidade da astrapéia. Portanto evite que seu companheiro coma.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.