Como cuidar de Alocasia amazonica ou alocásia polly

Como cuidar de Alocasia amazonica ou alocásia polly em vaso dentro de casa? A Alocasia amazonica, também conhecida como cara de burro ou em inglês como elephant’s ear (orelha-de-elefante), é uma planta nativa do sudeste asiático e América do Sul. Neste post explicamos o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da alocásia.

Passo a passo para cuidar de Alocasia amazonica

A alocásia é uma planta rizomatosa e bulbosa perene com folhas grandes em forma de coração ou com pontas de flecha. Suas folhas possuem grandes e proeminentes veias na cor esbranquiçada. Quando a luz do sol atravessa essas folhas, deixa a planta muito bonita. Pode atingir de 30 a 60 cm de altura. Produz flores que não chamam muita atenção.

Ela prefere temperaturas entre 18 e 24°C e gosta de bastante luz do sol, mas nunca luz direta. No verão deixe mais tempo em meia-sombra quando estiver quente e úmido. Toleram condições de muita sombra ou muita umidade.

Coloque em vaso com solo orgânico, como turfa ou húmus. Tem que ser bem drenado para a planta não ficar encharcada, senão pode morrer.

Como cuidar de alocásia polly ou Alocasia amazonica
Passo a passo para cuidar de Alocasia amazonica

Pode ser propagada facilmente pela divisão de rizoma. Se ela estiver com muita raiz aprisionada no vaso, pode ser necessário o replantio uma vez por ano para um vaso de um tamanho maior.

Quantidade de água para Alocasia amazonica

É preciso regar regularmente para que o solo fique sempre úmido. No inverno reduza a rega para ela não ficar encharcada.

Ela prefere um pouco mais de umidade do que outros tipos de plantas. Se necessário utilize umidificador para aumentar a umidade ambiente. Caso não tenha umidificador, você pode colocar um prato com pedrinhas por baixo do vaso e encher com água, as pedrinhas vão aumentar a umidade a planta.

Quem quiser pode utilizar fertilizante diluído de 15 em 15 dias na primavera.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, a espécie Alocasia possui o princípio tóxico oxalato insolúvel de cálcio que pode causar irritação oral, dor e inchaço na boca, língua e lábios, baba excessiva, vômito e dificuldade para engolir. Portanto não deixe em local que ele possa pegar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.