Como cuidar de lactobacilos vivos? Os lactobacilos não são a mesma coisa que o kefir, os dois são bactérias do bem, mas o kefir é outro tipo de microrganismo vivo, usado para fazer outro tipo de bebida probiótica. Os lactobacilos vivos são usados na famosa bebida de leite fermentado Yakult. Saiba mais abaixo sobre como fazer iogurte com lactobacilos vivos e não estragar.
Como cuidar de lactobacilos vivos
As bactérias do gênero lactobacillus podem ser ingeridas e chegar vivas ao intestino, atravessando o ambiente ácido do estômago, onde a maioria dos microrganismo morrem. Estas bactérias do bem produzem um muco que protege a dobraduras intestinais e sintetizam parte da vitamina B que precisamos para sobreviver.
Os lactobacilos vivos não são encontrados no leite pasteurizado, somente em leites fermentados do tipo Yakult, que são feitos com o lactobacillus casei shirota e iogurtes. Mas existem maneiras diferentes de você cuidar de lactobacilos vivos em casa. Ele não é feito do mesmo jeito que o kefir, que precisa de cultura, ele é feito com produtos comuns vendidos nos mercados.
Receitas com lactobacilos vivos
Abaixo daremos algumas receitas caseiras de bebidas probióticas para você fazer em casa. São bebidas que contém lactobacilos vivos.
Usando iogurte natural
Para quem não sabe, a melhor forma de obter os lactobacilos vivos depois do Yakult é pelo iogurte natural. E tem uma maneira de propagar estes lactobacilos presentes no iogurte. Você vai precisar:
- 2 L de leite integral
- 1 pote de iogurte natural
- recipientes de vidro que possa tampar
- panos de prato para cobrir os recipientes de vidro
Coloque o leite em uma panela para ferver e deixe chegar a 40°C, se não tiver termômetro coloque o dedo limpo e você tem que conseguir ficar com o dedo nele por 3 segundos. Se aquecer acima desta temperatura é só aguardar esfriar até chegar nos 40.
Quando estiver na temperatura correta misture o iogurte natural na panela e passe para os recipientes de vidro. Tampe com pratos em cima de cada recipiente (se tiver recipiente de vidro hermeticamente fechado é melhor), enrole com o pano de prato. Deixe em repouso de um dia para o outro sem mexer! No mínimo 8 horas em repouso.
O probiótico é criado pois as bactérias lactobacillus se reproduzem em temperatura de 40ºC e se alimentam da lactose do leite. Algumas pessoas colocam os potinhos dentro do forno pré-aquecido em temperatura baixa, mas se a temperatura for maior que 40ºC pode matar as bactérias.
Atenção! Quando estiver pronto deixe na geladeira. Ele tem que ser consumido dentro de 3 a 4 dias. Se ficar muito mole, tente deixar algumas horas na geladeira para ver se engrossa. Se não engrossar, será preciso fazer outro, você pode fazer com este mesmo que acabou de fazer.
Usando fermento lácteo tipo Bio Rich
A receita é a mesma de cima, mas no lugar do o iogurte natural coloque o fermento lácteo na quantidade recomendada no rótulo.
É muito importante ter atenção com a temperatura, pois se ficar menor de 40 a bactéria não propaga e se ficar maior elas morrem.
Usando Yakult para
Nesta receita você vai usar um copinho de Yakult para criar o iogurte natural.
- 1 L de leite integral ou desnatado
- 1 copinho de Yakult
Coloque o leite para aquecer até atingir 40ºC ou aqueça e deixe esfriar. Quando chegar na temperatura adicione o copinho de Yakult e mexa. Cubra com um prato e com um pano por cima (não pode ter contato com o ar, e quanto mais tempo a temperatura ficar em 40 melhor). Deixe em repouso de um dia para o outro sem mexer (no mínimo 8 horas em repouso. )! Guarde na geladeira.
É importante lembrar que os lactobacilos presentes no iogurte não sobrevivem 100% até chegarem ao intestino. Isto só acontece com os probióticos como Yakult, que contêm organismos geneticamente selecionados.
Eu quero saber se eu posso colocar o kefir na geladeira
Olá Sueli
Pode sim, falamos sobre isso neste post https://comocuidar.com.br/3234/como-cuidar-do-kefir/
Você pode colocar o kefir na geladeira para diminuir a produção caso queira dar uma parada de fazer.