Como cuidar do kefir

Como cuidar do kefir? Está pensando em fazer leite de kefir, a bebida fermentada que faz muito sucesso atualmente? Ou gostaria de fazer água de kefir mas não sabe como guardar os grãos? A seguir explicaremos tudo que você precisa para começar a criar suas bebidas probióticas à base de kefir.

Como cuidar do kefir

A primeira coisa que você precisa saber é que não é fácil comprar kefir. Você terá que procurar sites que vendam ou pessoas que estejam fazendo doação dos grãos de kefir. No Facebook é possível encontrar grupos onde tem pessoas doando para quem quiser, mas tenha cuidado com quem fizer contato!

Os grãos de kefir duram para sempre se forem cuidados de maneira correta. Na verdade eles não são nem grãos, a massa branca que você vê é uma combinação de boas bactérias com leveduras, que infundem seu leite com mais de 50 bactérias e leveduras do bem. Parece uma couve-flor como na foto abaixo. Você poderá separá-los para crescerem mais e mais, por isso sua validade é indefinida.

Atenção! É preciso decidir se você vai querer fazer kefir de água ou kefir de leite, pois as bebidas são diferentes, e os grãos utilizados também. Vai depender se você quer fazer uma bebida tipo iogurte, neste caso use o de leite, ou uma bebida parecida com uma soda, neste caso use o de água.

Como cuidar do kefir
Como cuidar do kefir, o que fazer e não fazer

Cuidando dos grãos de Kefir

Para cuidar dos grãos de kefir você vai precisar de um pote de vidro com tampa, pode ser aqueles potes normais sem vedação, como os de geléia, não muito pequenos. Coloque o kefir dentro deste pote. Em seguida vai depender se o seu é de água ou leite:

  • Kefir de água – faça medida 1/4 de xícara de grãos para 1/4 de xícara de açúcar mascavo em 1 litro de água (temperatura ambiente), o açúcar que irá alimentar os grãos (se tiver mais grãos aumente esta quantidade de acordo);
  • Kefir de leite – despeje o leite na jarra de vidro, a quantidade normalmente não faz muita diferença, uma dica é usar 20 partes de leite para uma parte de kefir, se ficar difícil assim coloque duas xícaras de leite (temperatura ambiente) com uma colher de sopa de grãos kefir (se resolver usar um litro de leite adicione duas colheres de sopa).

Tampe com um tecido tipo tule, ainda não tampe a tampa rosca! Deixe descansar de 16 a 24 horas em temperatura ambiente, ou até que o leite tenha engrossado ou esteja com sabor amargo. Quanto mais tempo deixar mais gás irá formar, mais amargo ele irá ficar e mais encorpado.

Depois é só usar um coador para retirar os grãos de kefir da bebida ou a colher mesmo, passe-os para um novo pote de vidro limpo com tampa. Esse kefir poderá ser utilizado para mais bebidas.

Você já pode beber o leite fermentado que foi feito com os grãos do kefir. Quem quiser pode colocar na geladeira, ele irá durar até dois dias.

Como cuidar e conservar o kefir usado?

O kefir irá crescer e se multiplicar a cada semana, você pode adicionar mais leite ou solução água e açúcar para fazer mais kefir ou remover alguns grãos e doar para amigos. A produção diminui se a temperatura estiver baixa.

A melhor maneira de conservar os grãos é colocando o pote de vidro tampado na geladeira. Ele poderá ficar refrigerado por meses sem matar as bactérias boas. Mas ele irá ficar mais amargo com o tempo, pois fica fermentando sem parar. A cada 24 horas do kefir pronto, você pode adicionar a estes grãos de kefir mais leite ou água na geladeira.

Como fazer o kefir parar de propagar?

Quem já não estiver mais aguentando beber o kefir poderá guardar os grãos dentro do pote de vidro no leite ou na água (e açúcar) na geladeira. Mas atenção! Tem que ter bastante leite ou água (e açúcar), senão poderá matar o kefir:

  • Kefir de leite – se tiver uma colher de sopa de grãos, coloque 500 mL de leite;
  • Kefir de água – faça a mesma solução especificada anteriormente de água, açúcar e grãos, nas mesmas proporções.

Se ele não tiver como se alimentar irá morrer. Na geladeira eles irão durar uma semana.

Se precisar parar por mais tempo, a única maneira é congelar no freezer dentro do leite ou da água. Coloque na jarra de vidro os grãos com leite ou solução água açúcar, deixando espaço para a tampa pois ele irá expandir quando congelar. Ele poderá ficar meses e meses no freezer. Para usar deixe na geladeira até que descongele, ele poderá demorar um pouco a voltar a fazer efeito, assim que descongelar, passe pelo coador e coloque leite fresco ou solução água açúcar. Jogue fora o leite ou água em que ele ficou armazenado no freezer.

Tente não voltar a congelar estes grãos pois poderá matá-los, no máximo congele duas vezes ao ano.