Como cuidar de flor de maio, cacto de Natal

A flor de maio, Schlumbergera truncata, é conhecida também pelos nomes cacto de natal, cacto de páscoa, flor de seda. Mas ficou popular no Brasil como flor de maio por florir nesta época do ano. Em inglês é mais conhecida como Christmas cactus (Cacto de Natal), por dar mais flores nesta época no Hemisfério Norte. Veja agora como cuidar de flor de maio, plantio e cultivo desta planta que faz sucesso no país.

Como cuidar de flor de maio

Plantio

A flor de maio se propaga facilmente cortando galhos da planta, também conhecido como estaquia (propagação de espécies vegetais pelo plantio de pequenas estacas do caule, raiz ou folhas). É importante fazer a estaquia de um caule saudável, de preferência pegando os segmentos do meio (intermediários). Lembre-se de retirar os segmentos (gomos) para plantio após a floração, normalmente primavera e verão.

Você irá precisar de um substrato de terra vegetal com esterco animal, cascas de pinus ou jacarandá. Este substrato é para ser utilizado após a floração para dar vida à planta, uma vez que ela pode morrer de estresse após dar flores.

O solo para plantio tem que ser bem drenado, se plantar no vaso use vaso com furos e coloque pedriscos e areia embaixo. Em seguida adicione a terra vegetal por cima. Plante o segmento da flor de maio que removeu da planta, enterrando um quarto dele na terra (mais ou menos 1 cm, não enterre demais pois ele pode apodrecer, tem que ser o suficiente para ele ficar em pé). Molhe para ficar úmido mas não encharcado.

Cultivo

Mantenha o solo úmido mas não encharcado para não apodrecer as raízes. O prato não tem que ficar cheio de água. Se notar as flores e botões murchos, pode ser necessário solo mais úmido. Regue de duas a quatro vezes por semana, mas sinta com o dedo a umidade do solo.

Flor de maio no vaso, como cuidar de flor de maio
Como cuidar de flor de maio, Schlumbergera truncata

Não deixe em contato direto com a luz do sol. Precisa de sol mas não para bater em cima dela! Deixe na varanda ou local dentro da casa que seja iluminado pela luz do sol. A temperatura ideal é entre 15 e 26 graus Celsius.

Depois que ela florescer precisará de um tempo de descanso, reduza a rega para a terra só não ficar seca, mas não deixe muita umidade! Coloque-a em local arejado sem tanta luz. Se reparar que ela está muito mal adicione o adubo. Entre abril e setembro começa a floração, aumente a rega nesta época.

Flor de maio não está dando flor

Se ela não estiver florescendo pode ser culpa da luz do dia estar mais longa ou da temperatura não estar diminuindo para menos de 18ºC, que é o normal de acontecer no outono. Verifique se ela está perto de alguma fonte de luz que esteja causando calor.

Se a flor aparecer muito tarde pode ser culpa da temperatura ter ficado alta até o outono.

Flor de maio murcha

Se ela estiver secando ou murchando pode ser culpa ou de estar molhando demais ou de menos. Verifique com o dedo, se a terra estiver seca é por que está regando de menos. Se o sol bater em cima também pode prejudicar.

Flor de maio toda queimada

Ela fica queimada quando está em local muito quente e com sol. Coloque-a em local iluminado mas com sombra.

Flor de maio não cresce

Verifique o vaso onde ela está plantada, ela não gosta de vasos grandes demais. Puxe a planta, se a raiz da flor de maio não tiver crescimento tire do vaso e coloque em outro menor.

A flor de maio é tóxica para cães e gatos?

Não, esta planta não é considerada perigosa para cachorros e gatos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.