Como cuidar de pimenta ornamental

Como cuidar de pimenta ornamental? A Capiscum annuum, pimenta ornalmental, é uma planta nativa da América do Sul que possui pequenas flores brancas mas sua beleza está justamente no fruto (a pimenta) que aparece depois da floração, dando aspecto de árvore de Natal à planta. Neste post explicaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da pimenta ornamental para sua casa.

Como cuidar de pimenta ornamental

A pimenta ornamental por atingir até 1,5 metros de altura e 0,5 m de largura. Ela gosta de temperatura moderada entre 21 e 26 ºC, mas não suportam temperaturas frias abaixo de 10°C. Também pode sofrer em temperaturas acima de 35°C.

Você poderá plantar a partir de sementes ou de estaquia, sendo que na estaquia o plantio é mais fácil e rápido. As sementes demoram uns 21 dias para germinarem, a floração poderá ocorrer dentro de dois meses e os frutos em dois meses e meio.

Utilize solo de textura mediana como o arenoso junto com uma boa quantidade de matéria orgânica. É importante que o solo seja bem drenado mas que retenha um pouco de água, escolha também o vaso com furo no fundo e não deixe água no prato, para garantir que a água não fique acumulada no fundo e a pimenta morra.

Como cuidar de pimenta ornamental
Como cuidar de pimenta ornamental?

A poda é recomendada após frutificação para promover o desenvolvimento dos brotos, mesmo sendo uma planta anual ela pode produzir frutos por vários anos se for cultivada nas condições corretas sem muito frio. Mas após o primeiro ano ela começa a perder sua beleza. Por isso é preciso fazer replantio de novas mudas a cada dois anos ou quando o vaso ficar pequeno demais para a planta.

Você poderá comer as pimentas se quiser, mas tenha cuidado pois costumam ser muito picantes e não tem muita doçura.

Rega de pimenta ornamental

Ela gosta de solo úmido o tempo todo. Regue abundantemente e depois remova o excesso de água que ficar no prato para a planta não morrer.

Também é recomendado o uso de fertilizante líquido a cada 15 dias enquanto a planta estiver com flores e frutos.

Luminosidade para a pimenta

Ela gosta de muita luz e de sol direto pelo menos três horas por dia. A pimenta ornamental é nativa da região central América do Sul (Brasil, Bolívia, Colômbia e Peru), locais com bastante sol durante o ano.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a Capiscum annuum possui o princípio tóxico solanina que pode causar problemas intestinais, com possibilidade de úlcera do sistema gastrointestina, convulções, depressão, depressão respiratória e choque em cães e gatos. Portanto não deixe em local onde seu animalzinho possa comer.