Como cuidar begônia-asa-de-anjo

Como cuidar begônia-asa-de-anjo dentro de casa? A Begonia coccinea, mais conhecida como begônia-asa-de-anjo, é nativa da América do Sul e muito cultivada para ornamentação devido ao seu formato e flores. Está pensando em cultivá-la em vaso? Neste post explicamos o tipo de solo, quantidade de água e luz para que a planta fique bonita por mais tempo.

A begônia-asa-de-anjo é uma planta perene com flores pequenas em formato de coração e folhas em formato de asas, daí seu nome. As flores aparecem durante o ano todo.

Como cuidar begônia-asa-de-anjo

Apesar de ser uma flor de clima sub-tropical e tropical, ela se adapta bem à climas mais frios, mas não ao frio extremo (temperatura ideal entre 21 e 24°C). Precisa de pouca manutenção e pode ser cultivada a partir de sementes ou por propagação de estacas. Atinge 1,2 metros de altura, tolera o calor e umidade.

O solo ideal tem que ser rico em matéria orgânica e bem drenado, ela gosta de umidade mas não pode ficar encharcada. A raiz tem que ficar arejada, uma dica é colocar pedras no fundo do vaso para aumentar a drenagem da água.

Escolha vaso de barro, pois eles liberam umidade mais facilmente. Não coloque o vaso em luz direta do sol senão suas folhas vão queimar. A Begonia coccinea prefere sol pleno ou meia-sombra.

Como cuidar begônia-asa-de-anjo, Begonia coccinea
Como cuidar begônia-asa-de-anjo, Begonia coccinea

A rega tem que ser feita regularmente pois ela não tolera seca. Mantenha o solo úmido, para saber quando é hora de regar, coloque o dedo na terra. Quando o topo estiver seco pode regá-la. Evite regar as folhas pois poderá manchá-las.

Conforme ela crescer pode ser necessário replantar em vaso um pouco maior, faça isso a cada dois anos. Caso queira propagar basta cortar mudas de 8 a 10 cm de caule com ou sem folha, sem flores mas que tenha botão. Coloque o caule na água para enraizar, depois passe para o vaso.

Se cultivada corretamente pode ficar bonita por até cinco anos, depois começa a perder sua força sendo necessário replantio.

Problemas que podem ocorrer

Se as flores da begônia-asa-de-anjo estiverem desaparecendo rapidamente pode ser que esteja regando pouco a planta ou o ar estiver muito seco ou pouca luz. Teste cada um para saber o que pode estar causando o problema na sua.

Se as folhas estiverem murchas e caírem, pode ser excesso de água. Mas também pode ser culpa de muita luz, ar seco ou até pragas. Faça o mesmo do anterior, teste cada processo para descobrir o que está causando.

Se estiver demorando a crescer pode ser pouca luz, baixa temperatura ou o vaso está pequeno demais. Teste cada um para descobrir o problema.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, de acordo com a Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade contra Animais, todos os tipos de begônia são tóxicas para cachorros e gatos. Elas possuem o princípio tóxico oxalato de cálcio que pode causar falha nos rins, vômitios e salivação em excesso. Portanto deixe longe de onde seu animal possa pegar!