Como cuidar de orelha inflamada

Como cuidar de orelha inflamada por causa de brinco? O que fazer se a cartilagem da orelha estiver inflamada, inchada e dolorida? Como desinchar a orelha? Tem que deixar curar com o tempo ou pode passar alguma coisa para aliviar o incômodo? Daremos algumas dicas neste post.

Como cuidar de orelha inflamada

Normalmente a cartilagem da orelha inflama por causa de brinco ou piercing, os sinais da orelha infectada são:

  • pele vermelha e inchada ao redor do brinco ou piercing;
  • dor ou sensibilidade ao tocar a área;
  • líquido amarelo ou vermelho saindo do brinco ou piercing;
  • febre alta.

É muito importante manter o brinco/piercing sempre limpo.

Lave o local com água salgada morna depois do banho. Misture em uma bacia 1/4 de colher de chá de sal (de preferência sal marinho) com 250 mL de água morna. Mergulhe o local na bacia por alguns minutos ou aplique com uma gaze como se fosse compressa.

Depois que o local estiver mais macio, que saiu o pus, você pode mover o brinco/piercing delicadamente, passando um pouco da água morna salgada no brinco e na cartilagem. No final seque com papel toalha, nunca com toalha de banho ou que esteja compartilhando com outras pessoas.

Repita este processo duas vezes ao dia, preferencialmente após banho.

Como cuidar de orelha inflamada
Como cuidar de orelha inflamada

Quem quiser também pode usar solução antibacteriana ou antisséptico para ajudar na cicatrização.

Normalmente brinco/piercing no lóbulo da orelha ou na cartilagem leva de seis a oito semanas para curar. Nunca remova o brinco/piercing até curar!

É normal aparecer um inchaço na cartilagem da orelha, ele é chamado de queloide ou granuloma. Para ele desaparecer basta aplicar compressa de água morna em cima do local uma vez por dia. Use gaze limpa para criar a compressa e evitar risco de infecção.

Como reduzir o risco de infecção?

Para reduzir a chance do local infeccionar é muito importante fazer a limpeza correta do local. Sempre lave as mãos e seque-as bem com papel toalha antes de tocar na área próxima do brinco.

Aprenda a cuidar de furúnculo corretamente.

Não fique mexendo no brinco nem girando ele! Caso forme alguma casquinha em volta do brinco não remova! É uma proteção natural do local. Se você mexer poderá abrir o local, dando entrada para bactéria. Só mexa depois de aplicar a água salgada morna.

Não nade em piscina nas primeiras 24 horas de ter colocado o brinco/piercing.

Quando procurar o médico por causa de orelha inflamada?

Se você acha que o brinco ou piercing infeccionou e estiver com febre, ou se o inchaço e dolorido durar mais de dois dias, procure imediatamente o médico. Não fique adiando, pois pode virar uma infecção grave.

Se o brinco estiver preso no local não remova-o! No hospital irão remover fazendo uma limpeza do local e será administrado antibiótico para tratar a infecção.