Como cuidar de calopsita

Como cuidar de calopsita? É muito difícil tomar contato de uma calopsita, precisa de algum cuidado especial? O que ela come? Ela gosta de brinquedos? Neste post falaremos sobre os cuidados que você precisa ter ao ganhar uma calopsita, para que ela tenha uma vida feliz.

Como cuidar de calopsita

Para tomar conta de calopsita não precisa ter muita experiência, na verdade é bem simples. Estes animais vivem cerca de 15 anos ou mais, são muito sociáveis e inteligentes, além de adorarem interação com humanos. Normalmente atingem 30 cm de altura e podem pesar de 80 a 150 gramas.

Elas preferem viver em pares ou grupos, sempre escolha gaiolas com, no mínimo, 45 cm de comprimento, por 60 cm de largura e 45 cm de altura. Este tamanho é se for apenas uma calopsita, se tiver mais de um aumente o tamanho de acordo. Quanto maior você puder colocar melhor vai ser para seu bichinho.

Se possível sempre deixe a gaiola perto de onde tem gente, na sala, no quarto ou algum lugar que sempre tenha alguém. A calopsita gosta de ficar próximo às pessoas. Não deixe-os perto da cozinha pois elas são sensíveis aos odores fortes, principalmente fumaça, evite também deixá-las nas janelas (pois podem apresentar coriza).

Como cuidar de calopsita
Como cuidar de calopsita

Para manter as patinhas da calopsita saudáveis, coloque dentro da gaiola pelo menos dois poleiros em alturas diferentes e com espessura e textura diferentes. Nunca acima da comida ou da água, porque pode cair fezes dentro.

Dê preferência para bebedouros e comedouros de barro, se não for possível compre os comuns mesmo. A água deve ser trocada todos os dias! Sempre lave o bebedouro para evitar formação de fungos e bactérias.

A calopsita dorme muito?

Sim, as calopsitas precisam de 10 a 12 horas de sono por noite para ficarem saudáveis. Portanto deixe a gaiola em local que ela consiga dormir este tempo.

O que a calopsita come? O que não pode comer?

É importante ter variedade na alimentação, pode dar ração própria para calopsitas (mistura) ou sementes. Mas não dê somente sementes pois são gordurosas, as sementes devem ser 30% da alimentação, por isso é bom dar mistura que já vem semente junto.

Aprenda a cuidar de passarinho.

De vez em quando pode dar pão duro (que elas gostam de bicar), pedaços de espiga, de cenoura, talos de couve, espinafre, alface, acelga, mostarda, brócolis, maçã, melão, manga, damascos, mamão, uvas, pêssegos e bananas. Sempre corte em pedaços pequenos, não precisa dar pedaços grandes.

Nunca dê chocolate, abacate, qualquer semente de fruta, alho, cebola, cogumelos, álcool, café, sal, mel, feijão sexo, ruibarbo, são alimentos tóxicos para calopsitas! Nem alimentos que falem que são sem açúcar, pois podem conter xilitol, é tóxico para calopsitas.

Existem brinquedos para calopsita?

Existem várias coisas que você pode colocar dentro da gaiola como escadas dos mais variados tipos e formatos, balanços, cordões, casinhas etc. É importante também ter diversos poleiros, para ela voar de um para o outro.

Ao brincar ela estará fazendo exercício, e o exercício é o que vai deixá-la mais feliz e saudável. Outra dica é tirá-la da gaiola e brincar com ela por uma hora na mão.

A calopsita pode morrer de frio?

Deve-se evitar locais com corrente de ar e mudanças bruscas de temperatura. Elas se adaptam bem à maioria das temperaturas entre 10°C e 40°C. Em locais muito quentes que costumam ter queda de temperatura grande durante a noite, evite deixá-las do lado de fora, pois a queda de temperatura pode causar doenças, choque e até morte.

Se as penas estiverem arrepiadas podem indicar que ela está com frio. Aumente o calor no local aos poucos, para não ter mudança brusca de temperatura.

Conclusão sobre cuidar de calopsita

As calopsitas são animais fáceis de cuidar desde que você tenha paciência e goste do animal por perto, pois são sociáveis. Se ficarem deprimidos podem parar de comer e até morrer de fome. Periodicamente leve-a ao veterinário para fazer check-up, não deixe para levá-la somente quando estiver com problema. Fique de olho nas fezes e no seu comportamento. Elas são aves muito inteligentes e vão precisar de estímulo mental, não deixe de comprar os brinquedos.