Como cuidar da casa em época de gripes e resfriados

Como cuidar da casa em época de gripes e resfriados para evitar a propagação dos germes? O que fazer para não deixar que essas doenças chatas de época de frio se espalhem para todos os moradores da casa? Dicas para desinfecção do local.

Como cuidar da casa em época de gripes e resfriados

Todo mundo sabe que lavar as mãos é uma das melhores maneiras de se proteger contra resfriados e gripes. Mas nem sempre isso é suficiente, alguns germes conseguem se espalhar pela casa, acabam entrando em contato com outras partes do nosso corpo e no fim pegamos a doença.

É por isso que os produtos desinfetantes são tão importantes na hora da limpeza, pois os germes responsáveis por resfriados e gripes conseguem sobreviver por até 48 horas em alguma superfícies, principalmente em plástico, metal ou madeira, que são superfícies não porosas.

Procure produtos de limpeza que contenham ingredientes como:

  • Hipoclorito de sódio;
  • Etanol;
  • Óleo de pinho;
  • Peróxido de hidrogênio;
  • Ácido cítrico;
  • Quaternário de amônio.

Todos eles são ingredientes com ação desinfetante, matam germes e bactérias.

Como cuidar da casa em época de gripes e resfriados
Como cuidar da casa em época de gripes e resfriados

No Brasil existe lei para regulamentar os produtos saneantes, são produtos com ação antimicrobiana e precisam cumprir algumas normas para poderem ser rotulados como tal.

“Desinfetante: É um produto que mata todos os microrganismos patogênicos mas não necessariamente todas as formas microbianas esporuladas em objetos e superfícies inanimadas.

Sanitizante: É um agente/produto que reduz o número de bactérias a níveis seguros de acordo com as normas de saúde.”

Anvisa

Sempre siga as instruções escritas no rótulo senão não irá desinfetar corretamente, por exemplo, a água sanitária precisa de 10 minutos para desinfetar corretamente.

Dicas para evitar contaminação por germes

Na época do aumento desses tipos de doenças é importante também ter precaução em alguns casos. Alguns exemplos para se precaver:

  • Preste atenção nas mãos, evite passar no rosto, nos olhos, na boca e no nariz, suas mãos são o principal fonte de germes. Às vezes fazemos movimentos involuntários e acabamos transferindo os germes;
  • Se você costuma dividir biscoitos ou algum outro alimento, é muito importante ter guardanapos para evitar que as pessoas coloquem a mão no alimento que outras irão pegar;
  • Tenha álcool gel 70% na bolsa e passe na mão depois de andar na rua, aproveite para passar lenço umedecido desinfetante no volante;
  • Se houver pessoa resfriada na casa, deixe o álcool gel próximo e peça para as pessoas passarem nas mãos antes de pegar o controle remoto, ou tocar na maçaneta e outros locais que todos possam tocar.

Essas são algumas dicas do que fazer para evitar o contágio se alguém estiver doente.