Como cuidar dos óculos

Como cuidar dos óculos corretamente? Posso lavar os óculos com água e sabão quando estiverem sujos ou estraga a armação? Precisa deixar na caixinha? Será que posso lavar a flanelinha? A seguir explicaremos sobre os cuidados que você precisa ter com o óculos para conservá-los por mais tempo.

Como cuidar dos óculos

Quem tem óculos sabe que precisa seguir algumas regras na hora de limpar os óculos, não importa se são óculos de sol, óculos de leitura ou qualquer outro tipo de óculos, é preciso ter cuidados para evitar arranhões e outros danos.

O principal que você tem que se lembrar é de colocar o óculos sempre no estojo acolchoado que veio com ele, nunca deixe jogado na mala, bolsa ou mochila, pois ele ficará completamente arranhado. Os estojos possuem revestimento de tecido macio que irão proteger seus óculos, sempre guarde com as lentes viradas para cima.

Você pode lavar as lentes e o óculos na água com sabão neutro, mas atenção! É recomendado que faça isso quando notar que eles estão muito sujos, não há necessidade de lavar sempre.

Lave e seque suas mãos

Antes de pegar os óculos lave as mãos com água e sabão ou detergente de louça para remover gorduras que possam ser transferidas para os óculos. Depois seque bem.

Enxágue os óculos com água corrente

Abra a torneira da pia um pouco, não abra demais para o jato de água não ficar muito forte. A água vai remover poeira e outras sujeiras. Nunca use água quente pois elas podem destruir alguns tipos de lentes.

Se não tiver a água corrente por perto, use algum limpador de óculos spray para tirar toda poeira antes de passar a flanela.

Como cuidar dos óculos
Como cuidar dos óculos

Nunca coloque saliva para limpar as lentes!

Aplique gotas de sabão neutro e esfregue

Pingue uma gota ou duas de sabão neutro ou detergente neutro (sem fragrância) em cada lente.

Esfregue delicadamente os dois lados das lentes e a armação dos óculos, incluindo a parte que fica atrás das orelhas, pois ficam com muita gordura.

Nunca use vinagre, alvejante, amônia e outros produtos abrasivos pois eles destruirão as lentes.

Enxágue e seque os óculos

É importante enxaguar muito bem as lentes e a armação, para remover todo o sabão, não abra a água muito forte para não estragar as lentes. Se você não remover todo o sabão, as lentes ficarão manchadas quando secar.

Balance os óculos delicadamente para sair o excesso de água, tome cuidado para não soltar e ele voar longe.

Use uma flanelinha de microfibra limpa para secar. Se a flanelinha estiver com poeira ela poderá causar arranhões na lente. Vá secando e verificando se estão bem limpas e secas.

Posso lavar a flanelinha das lentes?

As flanelinhas depois de um tempo ficam tão sujas que conseguimos ver as manchas escuras, por isso muitas pessoas se perguntam se pode lavar ou não. Normalmente as flanelinhas para óculos são feitas de microfibras, que é um tecido fácil de limpar.

  • Se ela não estiver muito suja, apenas balance no ar e bata contra algum objeto para a poeira sair sozinha;
  • Lave manualmente com água, evite o uso de sabão mas se achar que está sujo demais pingue algumas gotas de sabão neutro (não use alvejante ou cloro e nem amaciante), esfregue delicadamente e remova a sujeira com a mão mesmo, emnxágue bem e deixe secar;
  • Lave na máquina de lavar apenas com água (mas se estiver sujo demais coloque algumas gotas do sabão neutro sem alvejante ou amaciante), use ciclo rápido, depois que terminar coloque para secar no ambiente (não coloque na secadora).

Se a flanelinha for de boa qualidade ela irá aguentar algumas lavagens até estragar. Mas quanto mais você lava a flanela, mas ela irá prender a sujeira, pois a lavagem abre espaços na fibra do tecido.

O que não devo fazer para cuidar dos óculos?

Algumas coisas que as pessoas fazem e deve ser evitado ao máximo pois podem destruir os óculos:

  • Nunca use a camiseta para limpar as lentes, nem toalha da mesa, nem outro pano qualquer, a não ser sua flanela de microfibras;
  • Nunca coloque saliva nas lentes;
  • Não use limpa vidros ou qualquer outro produto de limpeza nas lentes e na armação, pois eles removem revestimentos que as lentes possuem;
  • Nunca use papel toalha, guardanapo, lenço de papel ou papel higiênica para limpar as lentes, todos eles causam arranhão nelas e ainda deixam fiapos presos;
  • Nunca tente polir arranhões, não tem como remover arranhões da lente em casa, você precisa levar na ótica para as lentes serem polidas.

Outros detalhes importantes são que você não deve tirar ou colocar os óculos no rosto usando apenas uma das mãos, use as duas mãos para não empenar a armação. Não use os óculos na sua cabeça e nunca deixe os óculos próximo de local muito quente.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.