Como cuidar de Tillandsia cabeça de medusa

Como cuidar de Tillandsia cabeça de medusa? A Tillandsia Caput Medusae é uma planta nativa do México e Costa Rica. Tem esse nome justamente pelo formato da planta ser parecido com a cabeça cheia de cobras da Medusa da mitologia grega. Neste post explicamos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da Tillandsia em vaso dentro de casa.

Como cuidar de Tillandsia cabeça de medusa

A Tillandsia cabeça de medusa pode atingir até 15 cm de altura, seu habitat natural são árvores em que fica presa pela sua raiz, que é bem pequena. Por isso ela absorve mais nutrientes e água do ar do que pela raiz.

A planta não tem que ficar em vaso, ela pode ser fixada em um pedaço de madeira, tronco de árvore, cortiça ou outro suporte similar. Você pode escolher se quer deixar na horizontal ou vertical e deixá-la pendurada em qualquer lugar da casa que tenha as condições recomendadas de luz e temperatura (temperatura ideal entre 18°C e 30°C).

As Tillandsia cabeça de medusa preferem o sol pleno mas não direto, principalmente no verão. Ela aguenta um pouco de sol direto na manhã ou de tardinha.

Como cuidar de Tillandsia cabeça de medusa
Como cuidar de Tillandsia cabeça de medusa

É uma planta que gosta de umidade, caso tenha aquecimento dentro de casa ela irá sofrer, pois precisa de bastante ventilação e ar fresco.

A rega deve ser feita com borrifador e mais frequente durante o verão. Mas não deixe o bulbo encharcado, pois poderá causar apodrecimento da base da planta! Permita que ela seque depois borrife novamente, normalmente uma vez por dia é o suficiente. Mas se onde você mora for frio será preciso diminuir essa rega.

Quem achar necessário pode usar fertilizante junto da água ao borrifar.

Caso queira fazer propagação é só remover plantas filhote com um pouco de raiz e colocá-la em um pedaço de madeira. Esse processo pode ser realizado em qualquer época do ano.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações oficiais sobre esta planta, mas parece que ela não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Apesar disso é preciso ter cuidado para o animal não ficar engasgado.