Como cultivar folha de mostarda

Como cultivar folha de mostarda, Brassica Juncea? Está querendo plantar mostarda-castanha para fazer saladas? Tantos as folhas quanto as sementes são comestíveis. Neste post explicamos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para que as folhas de mostarda tenham um bom desenvolvimento.

Essa mostarda também é conhecida como mostarda-oriental ou mostarda chinesa.

Como cultivar folha de mostarda

A mostarda pode atingir 1,2 m de altura e suas folhas 30 a 40 cm. Gosta de clima temperado, entre 18°C e 20°C, mas suporta temperaturas mais altas, até 30°C. Ela até suporta climas mais quentes, mas a qualidade das sementes e das folhas é prejudicada.

Ela precisa de um solo rico em matéria orgânica e úmido, mas não encharcado. Por isso precisa ser bem drenado, utilize vaso com furo no fundo para ter certeza que a água não ficará acumulada. Como adubação pode usar estrume de cavalo/boi ou composto.

Como cultivar folha de mostarda
Como cultivar folha de mostarda

Pode plantar as sementes direto no vaso, com profundidade de 1,5 cm, dando espaçamento de 30 cm entre as plantas, levam uma semana para germinar. Você poderá colher sementes depois de três a cinco meses, quando estiverem completamente secas. No caso das folhas, podem ser colhidas quando estiverem com 20 cm de comprimento.

Quantidade de luz para mostarda

A mostarda gosta de sol pleno ou parcial, no verão o ideal é ficar na sombra parcial, senão não aguenta o calor.

Rega da mostarda

A rega deve ser feita para manter o solo úmido mas nunca encharcado. Sempre verifique com o dedo se a parte superior do solo secou, assim você não exagera na rega.

É importante nunca deixá-la secar por completo, pois a pode morrer com a falta de água.

A mostarda é tóxica para cães e gatos?

Não encontramos informação sobre ela ser tóxica ou não, mas ela pode induzir o animal ao vômito e causar diarréia. Portanto não permita que seu animalzinho coma.