Como cuidar de orquídea Lycaste

Como cuidar de orquídea Lycaste em casa? A Lycaste ou licasta/licaste, é um gênero pertencente à família das orquídeas nativa da América Central e América do Sul, com quase 30 espécies diferentes. Seu nome vem da filha de Príamo, rei de Tróia. Neste post explicamos sobre os cuidados que se deve ter no cultivo da orquídea Lycaste, quantidade de água e luz para ter uma planta saudável.

Como cuidar de orquídea Lycaste

A licaste pode atingir 45 cm de altura e costumam durar dois anos antes de caírem. Suas flores podem atingir 7 cm de tamanho, possuem fragrâncias incríveis e cores diversas. As flores aparecem em pseudobulbos sem folhas e ficam mais curtas que as folhas.

O solo ideal consiste em musgo de esfagno ou casca de abeto fina misturado com perlita. A turfa na mistura pode ajudar a reter água.

Ela prefere temperaturas entre 15 e 30°C e bastante umidade no ar (60 a 80% de umidade). Não é recomendado deixar na luz direta do sol pois pode queimar suas folhas, mas ela gosta de bastante luz do sol indireta.

Como cuidar de orquídea Lycaste
Como cuidar de orquídea Lycaste

Se ficar com pouca luz pode reduzir a quantidade de flores e as folhas ficarem verde-escuras. Na luz correta suas folhas ficam verdes brilhantes. O excesso de luz pode fazer as folhas ficarem amarelas.

A rega deve ser feita regularmente para o solo ficar úmido, senão a raiz poderá morrer. Sinta com o dedo, quando sentir que o solo quase secou pode regar.

Quem quiser pode fazer replantio todo ano na primavera após aparecerem as flores, nunca faça no verão senão ela pode morrer. Remova todo substrato antigo das raízes e removas as raízes mortas.

No caso da propagação, o processo deve ser feito após o florescimento, dividindo uma ramificação que tenha boas raízes. Plante cada uma em um vaso individual.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a orquídea não possui princípios tóxicos para cães e gatos. Mesmo assim é bom evitar que seu animalzinho coma pois poderá ficar engasgado, além disso ele irá matar a planta toda.